Tudo sobre Santo Ângelo Estado do Rio Grande do Sul
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Santo Ângelo
Coordenadas geográficas
O município de Santo Ângelo fica localizado na latitude -28.3001 e longitude -54.2668 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.
Tamanho do Território de Santo Ângelo
Com um total de 680,498 km², Santo Ângelo de extensão territorial.
População de Santo Ângelo
De acordo com dados do IBGE, Santo Ângelo possui aproximadamente 77.620 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Santo Ângelo são chamados de santo-angelense ou angelopolitano.
Administração municipal
Prefeito atual:JACQUES GONÇALVES BARBOSA.
História de Santo Ângelo - Rio Grande do Sul
Santo Ângelo é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à microrregião de Santo Ângelo. É o maior município da região das Missões, com 76.304 habitantes segundo o censo de 2010.
A "Capital das Missões", como é chamado, destaca-se como um centro de serviços públicos, por sediar vários órgãos das esferas estadual e federal. Terra com história riquíssima e belezas naturais e arquitetônicas, Santo Ângelo desponta novamente como um dos pólos do Noroeste do Rio Grande do Sul, mostrando sua beleza e potencial.
Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.
História da cidade de SANTO oNGELO RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 549 Ano: 1973
ASPECTOS HistóricoS
FORAM os jesuítas os primeiros desbravadores da área em que se situa o Município de Santo ongelo, ao tempo em que a região estava compreendida nos domínios espanhóis. Coube ao padre Roque Gonzales, mais tarde morto pelos nativos, transpor o Uruguai em 1626, e iniciar o estabelecimento de reduções para catequese dos indígenas. Depois de sua morte em 15 de novembro de 1628, outros jesuítas continuaram a obra, chegando a fundar até 1634, dezoito reduções, à margem esquerda do rio Uruguai.
Todas essas reduções foram, no entanto, arrasadas pelos bandeirantes entre 1636 e 1638. Tempos depois, os mesmos religiosos fundaram os Sete Povos das Missões, entre os quais o último deles, Santo ongelo Custódio, em 12 de agosto de 1706, entre os rios Ijuí e Ijuizinho, com 737 famílias compostas por 2879 pessoas. Seu fundador foi o Padre Diogo de Hase.
Os Sete Povos das Missões foram dirigidos e governados pelos jesuítas até 1769, isto é, até a expulsão dos padres dos domínios espanhóis. Haviam, sob esse regime, alcançado notável desenvolvimento nas industrias e nas artes.
Santo ongelo se destacou como grande produtor e maior exportador de Erva-Mate e também como maior produtor de algodão entre os sete povos.
Com a retirada dos religiosos, as povoações entraram em decadência, motivada principalmente pelos maus tratos que os administradores dispensavam aos índios, restando desse período apenas a tradição histórica concretizada nas ruínas da majestosa catedral de são Miguel e no museu ali localizado, onde se encontram as imagens, pedras lavradas, etc. as quais foi possível resgatar.
Com o fito de conquistar o Território das Missões e incorpora-lo ao domínio português, José Borges de Canto, em 1801 entrou em São Miguel, localidade pouco distante da atual sede do Município, de onde exigiu a rendição de São João e Santo ongelo. Consolidada a conquista, ficou o agrupamento quase abandonado: o Recenseamento de 1803 atribuía a todo o território missionário população de apenas 7.951 pessoas.
Com a invasão de Frutuoso Viana, em 1828, foram as reduções saqueadas e destruídas, ficando Santo ongelo e os outros Povos à mercê de aventureiros em busca de imaginários tesouros que teriam sido ali deixados pelos padres da Companhia de Jesus.
A situação não se modificou até 1831, quando Francisco de Paulo e Silva, em busca de vestígios de antigas estradas jesuíticas, conseguiu sesmarias na região, juntamente com Antônio Manuel de Oliveira, Bento Barbosa e outros.
Santo Angelo, portanto, pertencente à denominada Província de Missões, foi anexada a Porto Alegre e após, respectivamente, fez parte de Rio Pardo (1809), Cachoeira do Sul (1822) e de Cruz Alta (1834).
Com o aumento da população, foi a localidade elevada à categoria de freguesia, em 14 de janeiro de 1857. Em 1873 já era vila sendo a Câmara instalada no ano seguinte. Data dessa época a organização metódica da vida comunal.
Formação Administrativa - O DISTRITO de Santo ongelo deve sua criação a Lei provincial n.º 335, de 14 de janeiro de 1857, confirmado pelo Ato municipal n.º 9, de 10 de fevereiro de 1901.
A Vila surgiu em 22 de março de 1873, conforme Lei provincial n.º 835. Suas terras foram desmembradas dos municípios de Cruz Alta e São Borja. A instalação se deu em 31 de maio ou de dezembro de 1874. Pela divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município compunha-se de 5 distritos: Santo ongelo, Santa Rosa, São Miguel, Santa Tecla e Giruá.
Por ocasião do Censo de 1950, possuía 9 distritos: Santo ongelo, Catuípe, Coimbra, Entre Ijuís, Giruá Independência, Inhacorá, São José do Inhacorá e São Miguel das Missões.
A partir de 1954, passou a ser desmembrado para a formação de novos municípios: assim é que em 1954 perdeu os distritos de São José do Inhacorá e Independência em 1955, o de Giruá. Chegou ao Censo de 1960 com os distritos de Santo ongelo, Catuípe, Coimbra, Entre Ijuís, Inhacorá e São Miguel das Missões. Após 1960, sofreu redução dos distritos de Catuípe, Inhacorá e Chiapeta e ganhou os de Eugênio de Castro e Vitória.
No Censo de 1970, figurou com os distritos de Santo ongelo Buriti, Coimbra, Entre Ijuís, Esquina Gaúcha, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões e Vitória, com uma área de 3700 quilômetros quadrados. Em 1982, perdeu parte da área do distrito de Coimbra, para a formação do município de Jóia. Em 1988, perdeu os distritos de Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões e Coimbra, que se emanciparam (exceto Coimbra, que passou a pertencer a São Miguel das Missões). Em 1992, emancipou-se o distrito de Vitória, sendo criado o município de Vitória das Missões.
Hoje Santo ongelo possui 681 quilômetros quadrados, localizados à margem direita do Rio Ijuí, tendo como limítrofes os municípios de Catuípe, Entre-Ijuís, Giruá, Guarani das Missões, Sete de Setembro e Vitória das Missões.
Fonte: IBGE
DDD de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul
55
Como fazer uma ligação para Santo Ângelo:
0 + Operadora + 55 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 55 + telefone
- Vivo: 015 + 55 + telefone
- Aerotech: 017 + 55 + telefone
- Claro: 021 + 55 + telefone
- GVT: 025 + 55 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 55 + telefone
- TIM: 041 + 55 + telefone
- Sercontel: 043 + 55 + telefone
CEP de Santo Ângelo
Prefeitura Municipal de Santo ÂngeloEndereço: Rua Antunes Ribas, 1001, Centro, Santo Ângelo - RS, CEP: 98801630
Telefone / Fax:(55) 3312-0100 (55) 3313-3636
Prefeito: JACQUES GONÇALVES BARBOSA
Hospitais em Santo Ângelo - RS
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde santo-angelense ou angelopolitano.
Cartórios na cidade de Santo Ângelo
Acesse a lista de Cartórios em Santo Ângelo. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Santo Ângelo Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santo Ângelo - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.
Hotéis e Pousadas em Santo Ângelo
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Santo Ângelo. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Santo Ângelo
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Santo Ângelo.
Santo Ângelo fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Santo Ângelo - RS em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: