Início » Rio Grande do Sul » Salto do Jacuí


Salto do Jacuí - Rio Grande do Sul



Salto do Jacuí faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 29º05′18" sul e a uma longitude 53º12′45" oeste, estando a uma altitude de 322 metros.

Possui uma área de 827,62km² e sua população estimada em 2004 era de 12 481 habitantes.

História da cidade de SALTO DO JACUí

Sabe-se que por volta de 1877 oito famílias açorianas fixaram suas moradias no atual município de Salto do Jacuí, vindos de locais vizinhos. A história da formação do município está intimamente ligada ao nome do capitão Joanes Guereiro de Amaral, que era proprietário deaproximadamente 40 colônias de terras, desde 1870. Residia nas imediações da Guajuvira (árvore nativa) e dedicava-se a criação de gado e agricultura. Conta-se que parte de sua moradia era coberta de couro e que esta dependência servia de abrigo aos visitantes e empregados. O local na época era chamado de "porteirinho", que era vulgarmente chamado de "saco da raposa", porque só existia uma via de acesso para "estes fundos", consequentemente, as pessoas que aqui entrassem eram obrigadas a sair pelo mesmo caminho. Os primeiros habitantes se estabeleceram no então distrito de Jacuizinho por volta de 1877. Eram famílias descendentes de açorianos que vieram de localidades vizinhas. Mais tarde, em 1951 com o início das obras de construção do túnel que liga a barragem com a casa de máquinas pela firma Mantiqueira S/A, ocorreu um processo de aceleramento da povoação da VIla do Salto Grande, formando-se a vila residencial dos funcionários da CEEE, que trabalhavam na usina. A origem do nome do município é indígena "Jacuí" (Rio dos Jacús e Rio das Canoas) e por haver um grande "Salto" (Queda d`água). Antes da emancipação era chamado de Salto Grande do Jacuí, devido a uma cascata circundada por floresta nativa nominada de " Quedas do Salto Grande " .

Gentílico: saltojacuiense

Aspectos administrativos

Lei municipal nº 151 de 20-04-1961 Cria o distrito de Salto Grande ( 6º distrito de Espumoso ).

O município foi criado por Lei Estadual nº 7.657 de 12-05-1982.

Em 31-01-1983 é instalado o município.

Por Lei estadual nº 10.757 de 16-04-1996 é criado o município de Jacuizinho levando parte territorial importante do Salto do Jacuí.

O município é constituído pelos distritos de Salto do Jacuí ( Sede ) , Capão Bonito, Tabajara, Júlio Borges, Passo Real e Rincão do Ivaí permanecendo assim até o ano de 2007.

Fonte: IBGE www.portalmunicipal.org.br www.rotadasterras.com.brwww.cnm.org.br www.cnm.org.br

Autor do Histórico: CLAYTON COSTA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Salto do Jacuí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Salto do Jacuí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: