Tudo sobre Presidente Lucena Estado do Rio Grande do Sul
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Presidente Lucena
Coordenadas geográficas
O município de Presidente Lucena fica localizado na latitude -29.5175 e longitude -51.1798 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.
Tamanho do Território de Presidente Lucena
Com um total de 49,426 km², Presidente Lucena de extensão territorial.
População de Presidente Lucena
De acordo com dados do IBGE, Presidente Lucena possui aproximadamente 2.863 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Presidente Lucena são chamados de lucinense.
Administração municipal
Prefeito atual:GILMAR FUHR.
História de Presidente Lucena - Rio Grande do Sul
Presidente Lucena faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 29º31′10" sul e a uma longitude 51º10′41" oeste, estando a uma altitude de 75 metros. A população avaliada em 2010 é de 2550 habitantes.
Possui uma área de 49,515km².
A história de Presidente Lucena começa por volta de 1750, quando então a estrada Presidente Lucena começa a ser paulatinamente aberta pelos tropeiros, que tocavam o gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsrück, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, se expandiram para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena.
História da cidade de Presidente Lucena
No início do século XVIII, o Governo incentivou a vinda de imigrantes na intenção de povoar as terras do Sul do Brasil, até então praticamente abandonadas e sujeitas a invasão dos castelhanos. Assim, muitos estrangeiros acabaram vindo para o sul do país, principalmente alemães, italianos e poloneses.
Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsruck, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, se expandiram para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena.
As localidades de Linha Nova Baixa e Picada Schneider são as mais antigas do município.
Em Linha Nova Baixa, o início da colonização se deu por volta de 1830, pelas famílias de Daniel Kolling, Jacob Blauth, Pedro Link, Pedro Lamb, Frederico Schons, João Bender, Pedro Winter e Albino Kauer.
Picada Schneider surgiu em meados de 1845, quando a família de Peter Schneider se instalou na localidade.
A localidade de Nova Vila, antes chamada Nova Alemanha, foi colonizada depois de 1850, sendo a família de Guilherme Exner a pioneira.
A Sede Municipal, antes denominada de Arroio Veado, foi povoada bem mais tarde. Em 1885, o Governo Provincial do Rio Grande do Sul mandou proceder estudos para a construção de uma estrada que ligasse a cidade de São Leopoldo à Colônia de Nova Petrópolis. Essa estrada, que mais tarde passou a chamar-se de Estrada Presidente Lucena, foi aberta a partir da antiga rota deixada pelos tropeiros, utilizada para o escoamento do gado e, em 1888, a picada estava totalmente aberta. Durante a administração do Cel. Guilherme Gaelzer Neto, intendente de São Leopoldo de 1902 a 1916, a estrada recebeu importantes melhorias e em 1913 foi concluída a sua abertura, deixando-a em condições para o tráfego de automóveis em toda sua extensão de 57 quilômetros.
A origem do nome da localidade de Arroio Veado deve-se ao fato de certo dia, numa das levas de gado por esta região, um tropeiro viu no arroio da localidade, um veado. Na ocasião da emancipação escolheu-se o nome Presidente Lucena em função do nome da estrada e como homenagem ao Presidente da Província do Sul em 1885, tendo em vista que foi o mesmo quem começou a construir a referida estrada.
Formação Administrativa
Elevado á categoria de município e distrito com a denominação de Presidente Lucena, pela Lei Estadual n.º 9.626, de 20-03-1992, desmembrado de Ivoti. Sede na localidade de Arroio do Veado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Prefeitura Municipal
DDD de Presidente Lucena, Rio Grande do Sul
51
Como fazer uma ligação para Presidente Lucena:
0 + Operadora + 51 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
- Vivo: 015 + 51 + telefone
- Aerotech: 017 + 51 + telefone
- Claro: 021 + 51 + telefone
- GVT: 025 + 51 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
- TIM: 041 + 51 + telefone
- Sercontel: 043 + 51 + telefone
CEP de Presidente Lucena
Prefeitura Municipal de Presidente LucenaEndereço: Rua Ipiranga, 375, Centro, Presidente Lucena - RS, CEP: 93945970
Telefone / Fax:(51) 3445-3011 (51) 3445-3111
Prefeito: GILMAR FUHR
Hospitais em Presidente Lucena - RS
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde lucinense.
Cartórios na cidade de Presidente Lucena
Acesse a lista de Cartórios em Presidente Lucena. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Presidente Lucena Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Presidente Lucena - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.
Hotéis e Pousadas em Presidente Lucena
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Presidente Lucena. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Presidente Lucena
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Presidente Lucena.
Presidente Lucena fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Presidente Lucena - RS em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
Bíblia Online