Início » Rio Grande do Sul » Pirapó


Pirapó - Rio Grande do Sul



Pirapó faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Em língua tupi-guarani significa "salto do peixe", certamente devido a abundância de peixes que havia no passado e que saltavam as cachoeiras do Rio Ijuí, cujo cenário tornava-se mais belo na época das piracemas, no Salto Pirapó, reduto predileto dos índios guaranis, atualmente localizado no município de Roque Gonzales..

Com a chegada da famíla de Henrique Sommer em 1903, a primeira família a chegar na região, e dos primeiros imigrantes alemães em 1904, deu-se início a colonização. Eles deixaram um legado cultural na história pirapoense: a igreja em estilo gótico e a casa canônica com seus belos adereços; a Casa de Cultura em estilo enxaimel germânico; a praça municipal, com a exposição de equipamentos históricos como a máquina a vapor que era usada na produção de energia através da água e do fogo em uma serraria, por volta da década de 1970; e o prédio restaurado em estilo enxaimel que abriga a sede da polícia civil e militar.

História da cidade de Pirapó

Em linguagem Tupi-Guarani significa Salto do Peixe, certamente devido a abundância de peixes que havia no passado e que saltavam magistralmente as cachoeiras do Rio Ijuí, no Salto Pirapó.

Com a chegada da primeira família, de Henrique Sommer, em 1903 e dos primeiros imigrantes alemães, em 1904, deu-se início a colonização. Esta cultura permitiu que espaços culturais fossem deixados no legado da história Pirapoense, como a Igreja em estilo gótico e a Casa Canônica com seus belos adereços, a Casa de Cultura, em estilo enxaimel germânico, a Praça Municipal com a exposição de equipamentos históricos: como a máquina a vapor que era usada na produção de energia através da água e do fogo em uma serraria por volta da década de 70 e o prédio, restaurado, em estilo enxaimel que abriga a sede da Polícia Civil e Militar.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pirapó ex-localidade), pela Lei Municipal n.º 226, de 11-11-1980, subordinado ao município de São Nicolau.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Pirapó, figura no município de São Nicolau.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pirapó, pela Lei Estadual n.º 8.425, de 30-11-1987, desmembrado dos municípios de São Nicolau e São Luiz Gonzaga. Sede no antigo distrito de Pirapó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pirapó: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pirapó? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: