Início » Rio Grande do Sul » Picada Café


Picada Café - Rio Grande do Sul



Picada Café faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 29º26′39" sul e a uma longitude 51º08′11" oeste, estando a uma altitude de 106 metros. A população avaliada em 2004 era de 5 267 habitantes. Possui uma área de 83,4,9km².

O atual município Picada Café origina-se de uma picada colonial da colônia alemã de São Leopoldo denominada Picada do Café, cujo povoamento iniciou-se em 1844. A Picada do Café era limitada ao sul pela Picada 48, ao norte pela Linha Olinda, ao oeste pela Linha Nova e ao leste por Travessão São Paulo (Dois Irmãos) e terras devolutas. Essa área era considerada como estando "mata adentro" e há registros de conflitos com indígenas e dificuldades com animais selvagens. Dessa picada a maior parte dos lotes foram incorporados ao novo município que também assimilou alguns lotes da Picada Dois Irmãos (localidades de Jammerthal, Joaneta e parte de Lichtenthal). O nome deve-se a um caminho (picada) aberto pelos imigrantes onde paravam os viajantes. Também havia na localidade uma pequena plantação de café. Picada Café emancipou-se em 20 de março de 1992.

Distante 80 quilômetros de Porto Alegre, a principal via de acesso ao município é a BR 116 - Rodovia Presidente Getúlio Vargas.

História da cidade de Picada Café

A região foi, originalmente, ocupada por colonos alemães que aí chegaram a partir de 1844, dando origem a inúmeros povoados — Joaneta, Jammerthal, Picada Holanda, Kaffeeck, Picada Café, Quatro Cantos e Lichtenthal — que hoje integram o município.

O nome originou-se de uma picada aberta pelos imigrantes onde paravam os viajantes para tomar um bom café. Há duas versões, que na verdade, se complementam. No Império Brasileiro de 1800, o governo distribui sementes de café aos colonos imigrantes par que os mesmos as usassem para plantação de subsistência e eventuais experiências verificando se determinado produto vingava na Região. Desta forma, na localidade ainda hoje denominada Canto do Café (Caffe Eck) havia uma pequena plantação de café. Os grãos torrados e moídos, provavelmente serviam um ótimo café aos tropeiros, que após desceram a serra, por picadas, tinham em Picada Café, o seu local de pouso e parada para saborearem um delicioso café.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Joaneta, por Ato Municipal n.º 107, de 09-07-1924, subordinado ao município de São Leopoldo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Joaneta figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de São Leopoldo.

Pela Lei Estadual n.º 2.518, de 15-12-1954, o distrito de Joaneta foi transferido do município de São Leopoldo para constituir o novo município de Nova Petrópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Joaneta figura no novo município de Nova Petrópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pelo Decreto-lei Municipal n.º 9, de 13-02-1967, o distrito de Joaneta passou a denominar-se Picada de Café.

Elevado à categoria de município com a denominação de Picada Café, pela Lei Estadual n.º 9.546, de 20-03-1992, desmembrado dos municípios de Nova Petrópolis, Ivoti e Santa Maria do Herval. Sede no antigo distrito de Picada Café. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Picada Café: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Picada Café? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: