Início » Rio Grande do Sul » Paim Filho


Paim Filho - Rio Grande do Sul



Paim Filho faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Há relatos de que os primeiros habitantes da região do município de Paim filho tenham sido índios caigangues (coroados). No entanto, o primeiro morador oficialmente reconhecido foi o sr. Felisberto Manoel Theodoro, casado com Dona Rufina Barreto dos Santos, que teria fixado residência aos pés da cordilheira que corta a região, relativamente próximo do rio Inhandava (antigo Rio Forquilha), o que teria sido determinante para a escolha do pioneiro.

Água em abudância e terras férteis, embora ainda recobertas pela mata atlântica, teriam motivado o sr. Felisberto em sua aventura pela região. Conta-se que seria originário de Capoeiras (atual Nova Prata) e estima-se que sua chegada ao território painfilhense teria se dado no ano de 1893.

História da cidade de Paim Filho

Antes que os primeiros moradores chegassem à região, tudo aqui não passava de grande e espessa floresta, que confundia-se com campos e pinhais, recortada pelo Rio Inhandava e seus afluentes. Talvez alguns índios trafegassem pela mata em busca de água de Inhandava, mas além deles, só animais selvagens, peixes e pássaros povoavam esse pedação de chão.

Em 1895, fugindo do recrutamento para a revolução iniciada em 1893, o jovem Felisberto Manoel Theodoro resolveu deixar sua terra natal e partir para os "sertões" do grande município de Lagoa Vermelha. Seguindo pelo Rio Inhandava, Felisberto chegou a esta região, fixando residência ao pé do morro da Cordilheira.

Como foi a primeira pessoa a fixar residência neste município, Felisberto Manoel Theodoro é considerado o fundador.

Durante a revolução de 1923, para homenagear, devido à intervenção do General Fermino Paim Filho, que ao passar por este município apaziguou os rebeldes, o nome de sede Forquilha, foi alterado para vila Paim Filho.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Paim Filho, por Ato Municipal n.º 544, de 06-02-1918, Subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Paim Filho, figura no município de Lagoa Vermelha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 3.716, de 16-02-1959, o distrito de Paim Filho foi transferido de Lagoa Vermelha para o novo município de Machadinho.

Em divisão territorial datada e 1-VII-1960, o distrito de Paim Filho, figura no município Machadinho.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paim Filho, pela Lei Estadual 4.213, de 05-12-1961, desmembrado dos municípios de Machadinho e Sananduva. Sede no antigo distrito de Paim Filho. Constituído de 2 distritos: Paim Filho e São João da Urtiga o segundo desmembrado do município de Sananduva. Instalado em 01-03-1962.

Pela Lei Estadual n.º 8.448, de 08-12-1987, alterada pela Lei Estadual n.º 9.010, de 11-01-1990, desmembra do município Paim Filho o distrito de São João da Urtiga. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Autor do Histórico: IVANETE BARONI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paim Filho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paim Filho? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Andrea da Silva Santos's avatarAndrea da Silva Santos

    Bom dia eu já morei em Paim filho estou a procura de uma noticia é não consigo encontrar sobre uma moça que foi assassinada a mais ou menos 14 anos pelo namorado a tiros o nome dela era Leticia não me lembro o sobre nome dela fomos melhores amigas na época quando foi morta pelo namorado com tiros foram achados na BR eu acho numa camionete desde então perdi o contato com a família e não consegui ir ao velório queria ver essa noticia saber da família dela

    #1 – 07/12/2017 - 11:46

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: