Início » Rio Grande do Sul » Nova Palma


Nova Palma - Rio Grande do Sul



Nova Palma faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

O início do povoamento deu-se em 1883, com predominância de colonização alemã e italiana. A sede passou à categoria de vila pelo decreto nº 7199 de 31 de março de 1938, quando todas as sedes de distritos foram assim classificadas.

O nome inicial foi Barracão devido à barraca que abrigava os agrimensores. Em 1907, o nome foi alterado para Nova Palma. Depois da consulta plebiscitária, emancipou-se de Júlio de Castilhos pela lei nº 3933, de 29 de julho de 1960. Nesse novo município foram incluídos o distrito do mesmo nome, e parte de Pinhal Grande e Ivorá, todos de Júlio de Castilhos.

História da cidade de A instalação do município de Nova Palma se deu a 28 de janeiro de 1961. O município de Nova Palma está localizado na Zona Central do Rio Grande do Sul e está integrado ao sistema orográfico da serra de São Martinho e hidrográfico da bacia do Jacuí.

O Município, que possui uma área de 342,40 Km e cobertura florestal de 141,86 Km, esta dividida em três distritos: o da sede-Nova Palma e dos distritos de Caemborá e Vila Cruz, possuindo ainda, cerca de 1000 Km de extensão em estradas municipais.

Antes de 1.110 anos a.C. o território nova-palmense era habitado por grupos indígenas transitórios caçadores e coletores, conforme atestam os "petróglifos" frequentes na região.

Vinte séculos depois desta primeira ocupação, com o desenvolvimento da Quarta Colônia Imperial de colonização italiana, no Rio Grande do Sul, Silveira Martins, a partir de 1882, com a imigração espontânea, deu origem a vários núcleos interioranos, dentre eles o de "BARRACãO", nome oriundo da construção do rústico barraco que abrigava os agrimensores e também os primeiros colonizadores, na margem direita do Rio Portella, hoje bairro da cidade.

Em abril de 1883, o engenheiro-chefe da Comissão de medição de Lotes, Dr. Manuel da Siqueira Couto, traçou o Plano Diretor da área de terras devolutas disponíveis na região.

Em primeiro de julho de 1884, funda Siqueira Couto, denomina o núcleo "Soturno", devido ao rio do mesmo nome, que serviu de travessão zero no loteamento.

Nos anos seguintes, até o fim de 1889 foram sucessivamente ocupados: Geringonza, Linha Cinco, Linha Sete, Linha Onze e baixadas do Jacuí. Com a vinda do Regime Republicano interrompeu-se praticamente o fluxo imigratório.

Inicialmente o território percenteu ao município de Rio Pardo, depois Cachoeira do Sul, seguida de São Martinho e finalmente a 14 de setembro de 1891 passa a pertencer a Vila Rica (hoje Júlio de Castilhos), como seu quinto distrito.

A 08 de abril de 1913, o Decreto Intendencial número 02, de Júlio de Castilhos, torna oficial o nome "Nova Palma". Denominação sugerida aos líderes locais, pela quantidade de coqueiros e palmeiras que aqui existiam.

A 29 de julho de 1960, a Lei Estadual 3.933, cria o município de Nova Palma, após plebiscito vitorioso.

Fonte: IBGE E PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: HOMERO DA SILVA POMPEO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Palma: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Palma? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: