Início » Rio Grande do Sul » Marcelino Ramos


Marcelino Ramos - Rio Grande do Sul



Marcelino Ramos é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

A história de Marcelino Ramos teve início com a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, quando a cidade teve um forte crescimento, tornando-se o ponto de saída de grande parte da produção riograndense e atraindo muitos migrantes. Essa fase durou até a década de 1960, quando a construção de outras ferrovias e o declínio do uso de trens no Brasil, fez com que a economia da cidade não se mantivesse pujante, perdendo muitos investimentos em indústria, comércio e serviços.

Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Erechim. Para os locais, a região é conhecida como Alto Uruguai.

História da cidade de Marcelino Ramos

Marcelino Ramos é um município de pequeno porte, e é assim denominado em homenagem a um dos construtores da ferrovia que atravessa seu território: Rio Grande do Sul - São Paulo.

Até 1893, a área em que se situa Marcelino Ramos permaneceu inexplorada, era coberta por mata virgem e apenas habitada pelos índios coroados. Pertencia então ao município de Passo Fundo e, durante a revolução de 1983, algumas famílias que se refugiavam deram início ao povoamento. Este se localizou defronte a foz do Rio do Peixe, sendo por isso denominado "Barra".

A construção da ferrovia São Paulo - Rio Grande, e da ponte sobre o Rio Uruguai veio incrementar grandemente o povoamento e o local passou a ser designado por "Estação do Alto Uruguai" ou apenas "Alto Uruguai".

Após a construção da ponte de ferro, em 1911, ocorreu uma violenta cheia que obrigou o povoado a transferir-se para o local onde hoje se situa a sede do município. Para ali afluíram elementos das "Colônias Velhas", os quais impulsionaram grandemente o progresso da localidade que em homenagem ao engenheiro responsável pelo traçado da ferrovia, passa a chamar-se Marcelino Ramos.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1938 foi elevada à condição de Vila e, somente foi emancipado em 28.12.1944, abrangendo uma área de 843km, sendo instalado em 01.01.1945.

Fonte: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos

Autor do Histórico: LUIZ SéRGIO MELO PERIN

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Marcelino Ramos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Marcelino Ramos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: