Início » Rio Grande do Sul » Jari


Jari - Rio Grande do Sul



Jari faz parte do estado do Rio Grande do Sul. A origem do nome Jari é indígena e em língua tupi-guarani significa rio do senhor ou pequeno riacho.

A história do surgimento da localidade de Jari está ligada à ação dos jesuítas, no século XVIII. Onde hoje está localizado o município havia uma fazenda de criação de gado dos jesuítas, chamada São Francisco Xavier de Jari (jari = pequeno riacho). Os riachos eram fundamentais para a localização dos caminhos utilizados pelos índios, com a orientação dos jesuítas. Esses caminhos se tornaram úteis para o deslocamento das "tropas", que se dirigiam da região norte do estado para as charqueadas que se localizavam especialmente na região sul do estado.

Com a expulsão dos jesuítas no final do século XVIII, a área foi reivindicada pelo senhor Peixoto junto ao império português, por doação em sesmarias.

História da cidade de JaríRio Grande do Sul RS

A história do surgimento da localidade de Jari está ligada a ação dos jesuítas , destacadamente , no século XVIII, onde hoje está localizado o Município, havia uma fazenda de criação de gado dos jesuítas , chamada " São Francisco Xavier de Jari" .

Jari, em tupi guarani, quer dizer, " Rio do Senhor" ou " o Pequeno Riacho" . Os riachos existentes eram fundamentais para a localização dos caminhos utilizados pelos índios, com orientação dos jesuítas. Esses caminhos se tornaram úteis para o deslocamento das " tropas" que se dirigiam da região norte do estado para as charqueadas que se localizavam no sul, especialmente Pelotas. Assim, a área onde hoje está localizado o Município de Jari, servia de passagem para o gado. Com a criação de charqueadas nos Municípios de Júlio de Castilhos e Tupanciretã, boa parte do gado ficou na própria região. Com as novas charqueadas, grande quantidade de gado vinha da região mais ao sul do estado, passando, novamentre por Jari.

Com a expulsão dos jesuítas, no final do século XVIII, a área foi reivindicada pelo Sr. Peixoto ( possivelmente um militar que ajudou a expulsar os jesuítas ), junto ao imério português, por doação em sesmarias. Parte da área foi loteada pelo proprietário e adquirida por 26 pessoas. Em 01-01-1884 foi, oficialmente, criada a localidade de São Francisco Xavier. Mais tarde a localidade passou a chamar-se de Jari, em função de sua origem jesuítica. Inicialmente, a localidade pertencia a vila São Martinho, em 1891 passou a constituir no 7 distrito de Júlio de Castilhos. Constituiu-se Distrito de Tupanciretã em 1928, com sua emancipação político-administrativa.

O primeiro cartório distrital de Jari foi criado em 01-09-1896 sendo que, anteriormente, já existia uma Escrevania, chamada de " notariado" .

No final do século XIX e início do século XX , parte da área localizada no distrito de Jari foi colonizada por alemães, poloneses, russos e alguns italianos, através do poder público, com a distribuição de lotes de 25 hectares. Estes lotes estão localizados numa região de topografia acidentada e, pos isso, destinada a policultura. Essa área se constitui, na atualidade, importante produtora de feijão, milho e leite, face às suas características de colônia. Destaque-se que o processo de colonização , aliado às grandes propriedades de pecuária extensiva configuram o município como diversificado na sua estrutura agrária, com importantes conseguências econômicas e sociais.

O plebiscito de Emancipação de Jari foi realizado em 22-10-1994 e venceu o SIM pela maioria de 776 votos.

Gentílico: jariense

Formação Administrativa

Pelo Decreto nr. 1 de 03-01-1929 é Criado o Distrito de Jarí, sendo o 4º distrito do município de Tupanciretã.

Em lei municipal nº 496 de 09-10-1969 é anexado ao distrito de Jari a parte remanescente do Ex-distrito de Toropi. ( é o distrito de Toropi, em razão do desmembramento da maior parte que por força da Lei Estadual nº 5.031 de 17-09-1965, foi anexado ao Município de São Pedro do Sul).

Criado o Município de Jari pela Lei Estadual nr. 10.653 de 28-12-1995.

Em 01-01-1997 é instalado o Município.

O município foi formado com apenas um distrito, de Jarí (sede) permanecendo assim até 2007.

Fonte: IBGE www.portalmunicipal.org.br www.rsvirtual.net www.jari.rs.gov.br www.cnm.org.br/municipio/historia/asp

Autor do Histórico: CLAYTON COSTA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: