Início » Rio Grande do Sul » Erebango


Erebango - Rio Grande do Sul



Erebango é um município da Microrregião Erechim, na Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Foi criado em 11 de Abril de 1988.

"Erebango" é uma palavra de origem caingangue que significa "campo grande", através da junção dos termos rê ("campo") e mbâgn ("grande").

Os primeiros colonizadores de origem europeia chegaram no fim do século XIX e o rápido crescimento da pequena colônia deu-se pela riqueza florestal e pelas terras férteis. O bom terreno propiciou o desmatamento das matas (principalmente Araucaria angustifolia), que, desde o século IX, eram habitadas pelos índios caingangues. Por volta de 1910, com a construção da estação ferroviária e da ligação ferroviária entre Passo Fundo e Marcelino Ramos, começou a diversificação étnica da vila Erebango, através da chegada de famílias judaicas, alemãs, caboclas, italianas, polonesas e ucranianas. Desde então, a cidade tem, no setor primário, sua principal fonte de renda.

História da cidade de Erebango

Rio Gande do Sul - RS

O primeiro núcleo de moradores surgiu face às colonizações judaica e castelhana, vindas através da rede ferroviária que foi construída em 1910 (RFFSA).

O topônimo Erebango é uma palavra de origem tupi-guarani que quer dizer Campo Grande.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Erebango, pela Lei Municipal n.º 20, de 30-05-1919, subordinado ao município de Erechim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Erebango, figura no município de Erechim.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Pelo Decreto n.º 5.788, 18-12-1934, o distrito de Erebango, foi transferido do município de Erechim, para constituir o novo município de Getulio Vargas.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Erebango, figura no município de Getúlio Vargas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Erebango, permanece no município de Getulio Vargas.

Assim permanecendo divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Erebango, pela Lei Estadual n.º 8.557, de 11-04-1988, desmembrado de Getulio Vargas. Sede no antigo distrito de Erebango. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Erebango: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Erebango? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: