Início » Rio Grande do Sul » Doutor Maurício Cardoso


Doutor Maurício Cardoso - Rio Grande do Sul



Doutor Maurício Cardoso é uma cidade do noroeste estado do Rio Grande do Sul, localizado às margens do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.

O município de Doutor Maurício Cardoso teve sua essência ainda na década de 1920, quando chegaram os primeiros colonizadores, na localidade de Pranchada. Mais tarde, em meados de 1947, chegaram até a Vila onde hoje é a Sede do Município. Estes colonizadores, de origem alemã, vieram na sua maioria de São Pedro do Sul e aqui se estabeleceram em definitivo, constituindo novas famílias, e seus descendentes permanecem enraizados neste município até os dias de hoje. Estes pioneiros foram Ernesto Wätcher, Paulo Nüske, Adolfo Sulzbacher, Emílio Jung, Alfredo Fröemming e Fernando Nüske. No entroncamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Pedregulho, existia na época uma árvore de Guajuvira, a qual originou, na época, a denominação de Esquina Guajuvira. Por sugestão do responsável pela demarcação das terras, Luiz Giacomeli, a localidade passou a se chamar Esquina Maurício Cardoso, em homenagem ao seu grande amigo, o Deputado Federal, Maurício Cardoso, recentemente falecido. A colonização teve rápida expansão, em virtude da fertilidade das terras para produção de alimentos, tanto para consumo próprio quanto para o mercado consumidor, que absorvia o excedente, apesar das dificuldades de transporte da época. A Esquina Maurício Cardoso, que pertencia inicialmente a Santa Rosa, e por último a Horizontina, cresceu e se tornou uma comunidade economicamente forte e bem estruturada. Despertou as lideranças para a emancipação a partir de 1986, o que viera a ser confirmado em 20 de setembro de 1987, desmembrando-se de Horizontina. A então Vila de Doutor Maurício Cardoso tinha uma população de 2.107 habitantes com aproximadamente 400 residências Em 8 de dezembro de 1988, a Lei Estadual nº 8455 oficializou a criação do município de Doutor Maurício Cardoso, que fora institucionalizado em 1º de janeiro de 1989. Atualmente o município possui uma população de 5.494 habitantes e dois distritos: Vila Pitanga e Vila Pranchada, ambos com ruas pavimentadas e uma excelente infra-estrutura para os munícipes. A economia continua sendo essencialmente agrícola com características minifundiárias. O comércio local apresenta-se com uma diversidade de opções e qualidade no atendimento. As potencialidades do município são trabalhadas para o desenvolvimento e para destacar Doutor Maurício Cardoso em toda região noroeste, com o turismo a agricultura e a cultura local. Comissão Emancipacionista Presidente: Tarcisio Solênio Dotto 1º Vice-Presidente: Celito Saviczki 2º Vice-Presidente: Ilvo Roehrs 3º Vice-Presidente: Evaristo Pandolfo Secretário: Nilvo Schirmer 1º Vice-Secretário: Jorge Luiz Bellinaso 2º Vice-Secretário: Lauro Ricardo Beskow Tesoureiro: Paulo Jank 1º Vice-Tesoureiro: João Daniel 2º Vice-Tesoureiro: Armelindo Baldissera

História da cidade de Doutor Maurício Cardoso

O município de Doutor Maurício Cardoso teve sua essência ainda na década de 1920, quando chegaram os primeiros colonizadores na localidade de Pranchada e mais tarde, em meados de 1947, chegaram até a Vila onde hoje é a sede do município. A colonização teve rápida expansão, em virtude das terras serem férteis e apropriadas para produção de alimentos, tanto para o consumo próprio como para o mercado consumidor, que absorvia o excedente apesar das dificuldades de transporte da época.

A Esquina Maurício Cardoso, que pertencia inicialmene a Santa Rosa, e por último a Horizontina, cresceu e se tornou uma comunidade economicamente forte e bem estruturada.

Despertou as lideranças para a emancipação a partir de 1986, o que viera a ser confirmado em 20 de setembro de 1987.

O município se caracteriza como de clima subtropical, com acesso rodoviário na RS 305 e a 515 Km de distância da Capital. Seus principais pontos turísticos são: Capelinha Santa Luzia; Marco da Colonização Polonesa; Balneário Ilhas do Chafariz e o Balneário Londero. A Capelinha Santa Luzia foi construída em 1938, em Vila Pitanga, como pagamento de uma promessa da família Pandolfo. Distante 3 Km da sede.

Os imigrantes poloneses construíram uma cruz após sua chegada em agradecimento a boa viagem que realizaram. a cruz foi benta em 1940. Sendo este local ponto oficial para rezar e agradecer a boa viagem e a nova terra conquistada.

Localizado nas águas do Rio Uruguai, o Balneário Ilhas do Chafariz, são duas ilhotas argentinas, local propício para banho. O Balneário Londero é uma área de lazer, propícia para banho. Distante 14 Km da sede.

Fonte: Prefeitura Municipal de Doutor Maurício Cardoso

Autor do Histórico: IVON ADOLFO SCHAEDLER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Doutor Maurício Cardoso: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Doutor Maurício Cardoso? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: