Início » Rio Grande do Sul » Cerrito


Cerrito - Rio Grande do Sul



Cerrito faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 31º51′23" sul e a uma longitude 52º48′46" oeste, estando a uma altitude de 50 metros.

Possui uma área de 461,54km² e sua população estimada em 2004 era de 6.928 habitantes.

História da cidade de Cerrito

O nome Cerrito surgiu em 1780 com a chegada de imigrantes africanos, italianos e alemães, estes colonizadores chamavam o município de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo informações de descendentes dos primeiros colonizadores, originou-se Cerrito por ser um lugar bastante elevado e estar muito próximo de cerros e coxilhas. Uma das designações dadas pelos índios referia-se a montículos sepulcrais que significa: ponto culminante do lugar (Cerro Pelado ), cruzamento histórico dos heróis portugueses em peleias farroupilhas.

A origem de Cerrito foi a localidade de Cerrito Velho, que devido ao seu grande progresso foi elevada à categoria de município pela Lei nº 154, de 05 de agosto de 1848, não chegando a ser instalado e tendo sido tornado sem efeito no ano de 1857. Com seu desenvolvimento paralisado, os moradores de Cerrito Velho começaram a imigrar para a sesmaria de Manuel José Gomes, situada na margem esquerda do Rio Piratini. Nesta época, em 12 de dezembro de 1844, é inaugurada a Estação de Cerrito, que mais tarde tornou-se Vila Cerrito.

Paralelamente à Vila Cerrito, desenvolvia-se o núcleo de Santa Cruz ou Maria Gomes, localizado na margem direita do Rio Piratini, que com passar do tempo denominou-se Olimpo e atualmente Pedro Osório.

Gentílico:

Formação Administrativa

No ano de 1959, Cerrito e Olimpo (Pedro Osório) uniram-se e emanciparam-se dos municípios-mãe, Canguçu e Arroio Grande, respectivamente, e formaram o Município de Pedro Osório, de acordo com a Lei nº 3.735, de 03 de abril de 1959.

Em 22 de outubro de 1995 foi realizado plebiscito popular, culminando o processo emancipatório, no qual a comunidade cerritense decidiu por elevar Cerrito à categoria de município, tendo sido criado oficialmente pela Lei nº 10.656, de 28 de dezembro de 1995. O município de Cerrito foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ROGéRIO MICHELON KRAUSE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cerrito: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cerrito? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: