Início » Rio Grande do Sul » Campo Novo


Campo Novo - Rio Grande do Sul



Campo Novo faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Onde se localiza a sede das Farmácias São João.

Conta a história que o primeiro a se estabelecer na região habitada por índios caingangues foi João Vicente de Souza, em 1834, acompanhado por um grupo de desbravadores. Dedicavam-se a exploração da erva-mate.

Inicialmente foi distrito de Cruz Alta, mais tarde de Palmeira das Missões e, finalmente pertenceu a Três Passos.

História da cidade de Campo Novo Rio Grande do Sul - RS

Quando da povoação de Rincão São Jacob e Guarita foi descoberta uma vasta campina abaixo.

O início da colonização do município data do ano de 1834, quando João Vicente de Souza e José Antônio da Cruz, partindo do Rincão São Jacob, aqui se estabeleceram e deram início ao ciclo da exploração da erva-mate.

A extensão e a riqueza dos ervais alertou as autoridades de Cruz Alta, quando o Sr. Antônio Demétrio Machado, chefe político da região, solicitou à Câmara de Cruz Alta a transformação da picada que dava acesso à região em estrada, fato ocorrido em 1843. No ano de 1845 os primeiros moradores fixaram residência na região. Durante a Revolução, quatro homens abriram uma picada pela cordilheira e chegaram à campina. O caminho aberto foi denominado Campo Novo. Nos anos anteriores os agricultores se dirigiam à região somente para o corte e sapeco da erva-mate, que depois era transportada para Palmeira das Missões e Cruz Alta.

Dada a riqueza e a importância geográfica da região, foi declarada de utilidade pública. A instalação do Distrito foi a 04 de maio de 1882.

Sem desconsiderar a evolução natural do lugar, deve-se ressaltar os cidadãos que lutaram para que Campo Novo se tornasse independente.

Já em 1945 houve a manifestação que sinalizava a busca de liberdade. Em 1953, há registros de novas tentativas. Finalmente em 1957 o movimento tomou corpo e foi vitorioso.

A comissão de emancipacionistas desenvolveu intenso trabalho e em 31 de Janeiro de 1959, através da Lei Estadual nº. 3706 Campo Novo torna-se município, que instalado solenemente em 03 de Junho de 1959, com a posse dos primeiros administradores.

A colonização de Campo Novo deve-se à cultura da erva-mate.

Gentílico: campo-novense

Formação Administrativa

Inicialmente, foi distrito de Cruz Alta, desta forma instalado em 04-05-1882.

Distrito criado com a denominação de Campo Novo, por ato municipal nº 9, de 0311-1896, no município de palmeira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Campo Novo permanece no município de Palmeira.

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, transfere o distrito de Campo Novo do município de Palmeira das Missões (ex-Palmeira) para o novo município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Campo Novo permanece no município de Três Passos.

Elevado à categoria de município com a denominação de campo Novo, pela lei estadual nº 3706, de 31-01-1959, desmembrado de Três Passos. Sede no antigo distrito de Campo Novo. Constituído de 5 distritos: Campo Novo, Braga, Irapuá, Pedro Garcia e Redentora. Instalado em 03-06-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 Distritos: Campo Novo, Braga, Irapuá, Pedro Garcia e Redentora.

Pela lei municipal nº 165, de 16-04-1963 é criado o distrito de Bom Progresso e anexado ao município de Campo Novo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 6 distritos: Campo Novo, Bom Progresso, Braga, Irapuá, Pedro Garcia e Redentora.

Pela lei estadual nº 5154, de 15-12-1965, desmembra do município de Campo Novo

o distrito de Braga e o de Pedro Garcia. Para formar o novo município de Braga. Pela lei estadual nº 4726, de 21-01-1964, desmembra do município de Campo Novo e Tenente Portela o distrito de Redentora. Elevado à categoria de município. Pela lei municipal nº 316, de 09-05-1969, é criado o distrito de Vila do Turvo e anexado ao município de Campo Novo. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos:

Campo Novo, Bom Progresso e Vila do Turvo. Pela lei estadual nº 9567, de 20-03-1992, desmembra do município de Campo Novo

o distrito de Bom Progresso. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Campo Novo e Vila Turvo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, transfere o distrito de campo Novo do município de Palmeira das Missões para o de Três Passos.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Campo Novo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Campo Novo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: