Início » Rio Grande do Sul » Barra do Quaraí


Barra do Quaraí - Rio Grande do Sul



Barra do Quaraí faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 30º12′26" sul e a uma longitude 57º33′17" oeste, tornando-se o ponto e o município mais ocidental do estado do Rio Grande do Sul e de toda a Região Sul do Brasil e é um dos pontos extremos deste estado, como é o caso do município de Chuí ao sul. Tem uma altitude média de 35 metros acima do nível do mar. A população avaliada em 2005 era de 4.578 habitantes segundo os dados do IBGE e da prefeitura da cidade. Está a 717km da Capital, Porto Alegre (sendo o município gaúcho mais distante da Capital) e a 555km do litoral, tomando como ponto de referência, a cidade de Colonia del Sacramento no Uruguai.

O município ocupa a área de confluência entre o Rio Uruguai e o Rio Quaraí, moldando o município a um formato de triângulo ou de península fluvial. Seu ponto mais ocidental encontra-se numa ilha a sudoeste desta confluência, disputada entre o Brasil e o Uruguai há mais de cem anos, sendo denominada como a Ilha Brasileira, já dentro das águas do Rio Uruguai.

Possui uma área de 1.055,5km². É um município que conta com as águas do rio Uruguai através do qual tem fronteira fluvial com a Argentina, além de fronteira fluvial com o Uruguai através do rio Quaraí, onde há a ponte internacional que liga os dois países e possibilitou uma forte atividade comercial, devido ao câmbio favorável para a Fronteira. Esta atividade comercial foi prejudicada pela valorização do Real frente ao Peso uruguaio, e agora a economia do município baseia-se na atividade agropecuária.

História da cidade de Barra do Quaraí

Os registros históricos mais remotos de ocupação da Barra do Quaraí indicam o ano de 1814 com a instalação de uma Guarda Portuguesa de Fronteira, cujo objetivo era garantir a defesa do território conquistado.

Uma das versões é de que o nome do município deve-se à sua localização próxima à foz do rio Quaraí (que deságua no rio Uruguai), formando o que se chama de barra do rio.

Em termos toponímicos, temos a seguinte informação: Quaraí: diminutivo de quara (o buraco, a cova, o esconderijo, o refúgio); variante de coara, o buraquinho, a covinha, pequeno esconderijo; Cuareim: o mesmo que Guaray ou Guaraey, relativo a Guará Tribu, parcialmente de água, tribo que habitava as margens do rio.

Tudo em língua tupi-guarani. Outra versão diz que o nome do município é de origem indígena: "Quaraí", rio dos Guarás e dos buracos (Barra do rio Quaraí com o rio Uruguai).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barra do Quaraí, pelo Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892, subordinado ao município de Uruguaiana.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Barra do Quarai, figura no município de Uruguaiana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Barra do Quarai permanece no município de Uruguaiana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra do Quarai, pela Lei Estadual n.º 10.655, de 28-12-1995, desmembrado de Uruguaiana. Sede no antigo distrito de Barra do Quarai. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Pela Lei Municipal n.º 509, de 04-03-2002, foram criados os distritos de Francisco Borges, Guterrez e Passo Cruz e anexado ao município de Barra do Quarai.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 4 distritos: Barra do Quarai, Francisco Borges, Guterrez e Passo Cruz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barra do Quaraí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barra do Quaraí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: