Início » Rio Grande do Sul » Alegrete


Alegrete - Rio Grande do Sul



Alegrete se localiza no oeste do estado, a 506 quilômetros de distância da capital Porto Alegre. Possui uma população de aproximadamente 77.673 habitantes. É o maior município do Rio Grande do Sul e o 186º maior município do Brasil em área territorial, com mais de 7.800 quilômetros quadrados.

A cidade. encontra-se a uma latitude de 29º47′01,63" sul e a uma longitude de 55º47′27,54" oeste - coordenadas do centro da praça Getúlio Vargas, estando a uma altitude média de 102 metros.

O clima da região é subtropical, temperado quente, com chuvas bem distribuídas e estações bem definidas (Cfa na classificação de Köppen). A média de precipitação pluviométrica é de 1525mm anuais. A menor média de precipitação acontece em agosto e a maior em outubro. As precipitações intensas, dentro de um período de 24 horas, são de até 115mm.

As origens de Alegrete datam de 1626 e são originárias das missões Jesuíticas espanholas, porém em 1801, Borges do Canto e Santos Pedroso, ambos rio-grandenses, conquistaram o território para a coroa portuguesa.

Alegrete, Uruguaiana, Itaqui e Quaraí pertenciam à missão de Yapeju.

Sua sede era à margem direita do rio Uruguai.

Em 1812, foi semeada a primeira povoação, com o intuito de defender a fronteira brasileira dos constantes ataques uruguaios, mesmo assim, índios e portugueses, seguidores do general uruguaio José Artigas, invadiram e queimaram o lugarejo mais conhecido hoje como "Capela Queimada".

Posteriormente, o decreto regional de 25 de outubro de 1831, elevou Alegrete à categoria de Vila, dando-lhe autonomia política e demarcando seus limites. Com a eclosão da Revolução Farroupilha, em 1835, Alegrete tornou-se, no período de 1842 e 1845, a terceira capital da República Sul-Riograndense e em 22 de janeiro de 1857, foi elevada à categoria de cidade.

Fonte: Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer Prefeitura de Alegrete - RS

Autor do Histórico: GETúLIO MOACIR RAMOS DURGANTE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alegrete: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alegrete? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: