Tudo sobre Boa Vista Estado de Roraima
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Boa Vista
Coordenadas geográficas
O município de Boa Vista fica localizado na latitude 2.82384 e longitude -60.6753 e faz parte do estado de Roraima.
Tamanho do Território de Boa Vista
Com um total de 5687,037 km², Boa Vista de extensão territorial.
População de Boa Vista
De acordo com dados do IBGE, Boa Vista possui aproximadamente 375.374 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Boa Vista são chamados de boa-vistense.
Administração municipal
Prefeito atual:ARTHUR HENRIQUE BRANDÃO MACHADO.
História de Boa Vista - Roraima
Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando cerca de dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do rio Branco. Sede da Região Metropolitana de Boa Vista, é a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário e Executivo. Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas.
É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.
História da cidade de Boa Vista
Datam de 1670 ou 1671 as primeiras explorações na bacia do Rio Branco. Cinquenta anos mais tarde, por volta de 1725, missionários da Ordem dos Carmelitas se fixaram na região e deram início a catequese dos indígenas.
Um decênio após, os produtos locais já contribuíam para enriquecer o comércio de mercados do Pará.
A partir de princípios do século XVIII, a região foi percorrida em vários sentidos por expedições movidas por interesse científico ou atraídas pelas notícias de riquezas fabulosas.
Em 1740, expedição de Francisco Xavier de Andrada aumenta os conhecimentos que se tinham sobre os terrenos marginais ao Rio Branco, sobe o curso deste e penetra em águas do Uraricoera.
Um ano mais tarde, fascinado pelas narrativas lendárias sobre riquezas existentes no Lago Dourado, ou Parimé, Nicolau Hortsman partindo da Guiana Inglêsa, atinge o curso do Rio Branco, alcança o Negro, depois o Amazonas, até o Pará.
Em virtude das incursões levadas a efeito por inglêses e holandeses, desde 1725, e pelos espanhóis, a partir de 1760, os portugueses tomam providências para garantir a posse e o controle da região, erguendo na foz do Tacutu, em 1765, a fortaleza de São Joaquim e criando dois postos militares na zona do Uraricoera.
Entre os nomes dos estudiosos que contribuíram para um conhecimento mais real e objetivo da bacia do Rio Branco, destaca-se o do coronel Manoel da Gama Lobo D′Almeida, geógrafo lusitano, chefe da Comissão Portuguêsa de Limites, que, em 1787, explorou o curso do Rio Branco, subindo o Uraricoera até a foz do Araricapará.
O início da colonização e a incorporação efetiva da bacia do Rio Branco à nação datam de 1858, ano em que se faz referência aquela região na legislação da Província amazonense. Por ato oficial daquele ano, são relacionadas as freguesias do Amazonas, e estabelecido que a sede da freguesia do Carmo seria "acima das cachoeiras do Rio Branco, no lugar denominado Boa Vista".
Somente a partir de 1872 se vem a cogitar da demarcação de fronteiras na região.
Em 1890, considerando-se sua especial situação geográfica na zona limítrofe nacional, é criado o município que eleva à Vila a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, pertencente ao Estado do Amazonas.
Em 1943, finalmente, é instituído o Território Federal do Rio Branco (atual Roraima), com áreas desmembradas do Estado do Amazonas (de Boa Vista, Moura e Barcelos), sendo o Município de Boa Vista escolhido para capital, por apresentar melhores condições.
Em 1988 o território é transformado em Estado e Boa Vista confirmado como capital.
Gentílico: boa-vistense
Formação Administrativa
Fonte: IBGE
DDD de Boa Vista, Roraima
95
Como fazer uma ligação para Boa Vista:
0 + Operadora + 95 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 95 + telefone
- Vivo: 015 + 95 + telefone
- Aerotech: 017 + 95 + telefone
- Claro: 021 + 95 + telefone
- GVT: 025 + 95 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 95 + telefone
- TIM: 041 + 95 + telefone
- Sercontel: 043 + 95 + telefone
CEP de Boa Vista
Prefeitura Municipal de Boa VistaEndereço: Av. General Penha Brasil, 1011, São Francisco, Boa Vista - RR, CEP: 69305130
Telefone / Fax:(95) 3621-1718 (95) 3623-1213
Prefeito: ARTHUR HENRIQUE BRANDÃO MACHADO
Hospitais em Boa Vista - RR
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde boa-vistense.
Cartórios na cidade de Boa Vista
Acesse a lista de Cartórios em Boa Vista. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Boa Vista Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Boa Vista - RR e localizar ruas e endereços do município roraimense.
Hotéis e Pousadas em Boa Vista
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Boa Vista. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Boa Vista
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Boa Vista.
Boa Vista fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Boa Vista - RR em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online