Início » Rondônia » Vale do Paraíso


Vale do Paraíso - Rondônia



Vale do Paraíso faz parte do estado de Rondônia. Encontra-se a uma latitude 10º26′52" sul e a uma longitude 62º08′03" oeste, estando a uma altitude de 204 metros. A população avaliada em 2010 era de 8.218 habitantes.

Possui uma área de 967,235km².

Vale do Paraíso, localizado na linha 200, às margens do Rio Paraíso, afluente do Rio Jaru, a 36km da cidade de Ouro Preto do Oeste e a 360km da capital do estado, Porto Velho, originou com o projeto POLO NORTE, realizado pelo INCRA. Com a abertura de estradas vicinais e distribuição de propriedades rurais de 100 hectares, as famílias de migrantes de baixa renda vieram de diversas regiões brasileiras, principalmente dos estados do Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, por volta de 1973.

História da cidade de Vale do Paraíso

Surgiu como núcleo urbano de apoio rural do Projeto de Colonização Ouro Preto e por estar localizado no vale do igarapé do Paraíso, afluente do rio Jaru, o povoado recebeu o nome de Vale do Paraíso.

O município foi criado pela Lei nº 367, de 13 de fevereiro de 1992, assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Ouro Preto do Oeste.

Gentílico:vale-paraisense.

Fonte: Toponímia de Rondônia/Gerino Aves da Silva Filho/Revista Bras. de Geogr. Volume57, n.3, 1995

Autor do Histórico: JOAQUIM LOPES LAMEGO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vale do Paraíso: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vale do Paraíso? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: