Início » Rondônia » Pimenteiras do Oeste


Pimenteiras do Oeste - Rondônia



Conhecida como "Cidade Verão" Pimenteiras do Oeste faz parte do estado de Rondônia.

Encontra-se a uma latitude 13º28′57" sul e a uma longitude 61º02′48" oeste, estando a uma altitude de 185 metros. A população avaliada em IBGE 2010 era de 2,283 habitantes.

Possui uma área de 6.015km².

História da cidade de Em 03 de abril de 1929 o governo do Estado de Mato Grosso doou a João Nepobuceno Cebalho o lote Pimenteiras, localizado na margem direita do Rio Guaporé na foz do Igarapé Santa Cruz, que também passou a ser chamado de Pimenteiras, bem como o povoado que surgiu em sua foz recebeu o nome do lote doado,

Em 10 de fevereiro de 1943 a Secretaria de Terras e Obras Públicas do Estado de Mato Grosso emitiu certidão confirmando que o lote Pimenteiras era contíguo ao lote Barranco Vermelho, localizado no pontal do Rio Cabixi com o Rio Guaporé, doado a firma Stofen, Sechenack, Muler & Cia., em 25 de janeiro de 1913.

A localidade de Pimenteiras foi elevada à categoria de distrito do Município de Cerejeiras no dia 10 de agosto de 1983, através do decreto nº. 1.396 e reafirmado pela lei nº. 005, de 21 de novembro do mesmo ano.

Através da lei nº. 645, de 27 de dezembro de 1995, assinada pelo Governador Valdir Raupp de Matos, o distrito obteve sua emancipação com o nome de Pimenteiras do Oeste, porque a lei não permite a criação de um novo município com o nome de outro já existente.

Gentílico: pimenteirense-do-oeste

Fonte: Toponímia de Rondônia (Gentílicos) Silva Filho, Gerino Alves da in Revista Brasileira de Geografia, Vol. 57, nº. 3, julho/setembro de 1995.

Autor do Histórico: GERINO ALVES DA SILVA FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pimenteiras do Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pimenteiras do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. sonia's avatarsonia

    conheci pimenteira nos anos 80 tinha muito mosquito ai mas era um lugar maravilhoso tenho saudade.

    #1 – 27/09/2016 - 16:12

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: