Tudo sobre Pimenta Bueno Estado de Rondônia
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Pimenta Bueno
Coordenadas geográficas
O município de Pimenta Bueno fica localizado na latitude -11.672 e longitude -61.198 e faz parte do estado de Rondônia.
Tamanho do Território de Pimenta Bueno
Com um total de 6240,940 km², Pimenta Bueno de extensão territorial.
População de Pimenta Bueno
De acordo com dados do IBGE, Pimenta Bueno possui aproximadamente 36.434 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Pimenta Bueno são chamados de pimenta-buenense.
Administração municipal
Prefeito atual:ARISMAR ARAUJO DE LIMA.
História de Pimenta Bueno - Rondônia
Pimenta Bueno faz parte do estado de Rondônia. Sua população, de acordo com o Censo 2010 é de 33.822 habitantes, sendo assim a 10ª cidade mais populosa de Rondônia e a 97ª mais populosa da Região Norte do Brasil
Possui uma área de 6258,64km² e conta com clima quente e úmido, amenizado pela altitude de 195 metros em que se encontra, apresenta grandes variações de temperatura entre os extremos diurnos e noturnos.
Localizada ao sul do estado de Rondônia, Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região. Em 1912, na confluência dos Rios Apidiá e Comemoração, hoje Rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, foi instalada uma Estação Telegráfica, sob o comando do Cabo João Pimenta Bueno. Nessa época dos 600 homens que participavam da Expedição de Marechal Cândido Rondon, 100 chegaram com a missão de expandir a linha telegráfica Corumbá e Cuiabá até o Acre e Amazonas. Os garimpeiros e seringueiros que residiam nesse povoado eram maioria nordestinos atraídos pelas riquezas naturais.
História da cidade de "Estávamos a 11 de outubro (1909) a 18º e 7′ ao Ocidente do Rio de Janeiro, no paralelo de 11º 49′ e 15", distantes 354 quilometros de Juruena. Descobrimos aí um rio que denominei Pimenta Bueno - reconhecemos mais tarde que suas cabeceiras..." ("Rondon Conta sua Vida", de 1969, Pág. 294, de Esther de Viveiros).
Segundo E. Roquete Pinto, em seu livro "Rondônia", 4ª edição, de 1938, pag. 58, "o nome foi dado em homenagem a quem a corografia de Mato Grosso deve linas magistrais".
O ria descoberto por Rondon era conhecido pelos índios como Apidiá ou Apediá e segundo Emanuel Pontes Pinto, em seu livro "Caiari", de 1986, pag. 183, Rondon batizou esse rio em homenagem ao Dr. José Antônio Pimenta Bueno, Marquês de São Vicente, Presidente da Província de Mato Grosso (1835 a 1836), nomeado pelo Imperador D. Pedro I em 05 de novembro de 1835.
Em 1912 quando Rondon retornou construindo a linha telegráfica que ligaria o Mato Grosso ao Amazonas, implantou uma estação telegráfica na confluência do Rio Apidiá, denominado por ele de Pimenta Bueno, com o Rio Barão de Melgaço ou Comemoração de Floriano, nomeando como telegrafista e guarda-fios Durval Lebre. A estação telegráfica recebeu o nome de Pimenta Bueno, núcleo embrionário da futura cidade.
Esron Penha de Menezes em seu livro II "Retalhos para a História de Rondônia", págs. 135 e 136, afirma que Nilo Póvoas em seu livro "Galeria dos Varões Ilustres de Mato Grosso", Volume I, Edição de 1977, escreveu que o Cel. Rondon batizou por "Pimenta Bueno" uma das estações telegráficas por ele implantada na região de "Rondônia", em homenagem a Francisco Antônio Pimenta Bueno, filho do Dr. José Antônio Pimenta Bueno, Marquês de São Vicente, que foi Presidente da Província do Amazonas e elaborou a Carta da Província de Mato Grosso, palmilhando o vasto sertão matogrossense.
Com as duas versões postas fica a dúvida se realmente o Cel. Rondon quis homenagear o pai, Marquês de São Vicente, dando o seu nome ao rio ou se homenageou o filho dando o seu nome a estação telegráfica.
A localidade de Pimenta Bueno que sofreu exuberante crescimento populacional, a partir do final da década de sessenta e início da de setenta, por causa da implantação dos projetos de colonização em Rondônia, foi elevada à categoria de subdistrito do Distrito de Rondônia (hoje Ji-paraná) do Município de Porto Velho, através do decreto nº 565, de 01 de abril de 1969.
O município com o mesmo nome, foi criado através do artigo 47 da lei nº 6.448, de 11 de outubro de 1977, assinada pelo Presidente da República Ernesto Geisel, com área desmembrada do Município de Porto Velho.
Gentílico: pimenta-buenense.
Fonte: TOPONíMIA DE RONDONIA(REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA/VOLUME/57).
Autor do Histórico: VALTER NICHIO BERTONI
DDD de Pimenta Bueno, Rondônia
69
Como fazer uma ligação para Pimenta Bueno:
0 + Operadora + 69 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 69 + telefone
- Vivo: 015 + 69 + telefone
- Aerotech: 017 + 69 + telefone
- Claro: 021 + 69 + telefone
- GVT: 025 + 69 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 69 + telefone
- TIM: 041 + 69 + telefone
- Sercontel: 043 + 69 + telefone
CEP de Pimenta Bueno
Prefeitura Municipal de Pimenta BuenoEndereço: Av. Castelo Branco, 1046, Pioneiros, Pimenta Bueno - RO, CEP: 76970000
Telefone / Fax:(69) 3451-2439 / 2593 (69) 3451-2593
Prefeito: ARISMAR ARAUJO DE LIMA
Hospitais em Pimenta Bueno - RO
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pimenta-buenense.
Cartórios na cidade de Pimenta Bueno
Acesse a lista de Cartórios em Pimenta Bueno. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Pimenta Bueno Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Pimenta Bueno - RO e localizar ruas e endereços do município rondoniense.
Hotéis e Pousadas em Pimenta Bueno
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Pimenta Bueno. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Pimenta Bueno
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Pimenta Bueno.
Pimenta Bueno fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Pimenta Bueno - RO em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
(João 14:13)
Bíblia Online