Início » Rondônia » Ministro Andreazza


Ministro Andreazza - Rondônia



Ministro Andreazza faz parte do estado de Rondônia.

Encontra-se a uma latitude 11º11′49,5" sul e a uma longitude 61º31′01.9" oeste, estando a uma altitude de 283 metros. A população avaliada em 2010 era de 10.354 habitantes.

Possui uma área de 875,31km².

História da cidade de Surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural - NUAR do Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná, com o nome de Nova Brasília. O projeto de emancipação tramitou na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia com esse nome, fato que impedia sua criação, devido a existência de outra unidade político-administrativa com igual nome.

Foi incluido no item VI, do parágrafo único, do artigo 42 das disposições transitórias da nova constituição do Estado de Rondônia de 1989 para alcançar a emancipação. Avisado da impossibilidade de criação de novo município com o nome de Nova Brasília, o deputado Amizael Silva, Relator-geral, comunicou aos seus pares o impedimento da lei, levando o deputado Silvernani César Santos a apresentar uma indicação sugerindo o nome de Governador Jorge Teixeira para o futuro município. O deputado Luiz Gonzaga, que possuia o seu reduto eleitoral na região, entrou em acordo com o deputado proponente para que a indicação fosse transferida para um município na área de atuação de Silvernani César Santos, fato que ocorreu. A escolha do nome Ministro Andreazza foi feita pelo deputado Luiz Gonzaga, em homenagem ao ex-Ministro do Interior, Mário David Andreazza, que muito contribuiu para a criação do Estado de Rondônia.

Como foi arguida a inconstitucionalidade do ato, o município com o nome de Ministro Andreazza foi criado pela lei nº 372 de 13 de fevereiro de 1992, assinada pelo Governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Cacoal.

Gentílico: andreazzenze.

Fonte: TOPONíMIA DE RONDONIA(REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA/VOLUME/57).

Autor do Histórico: VALTER NICHIO BERTONI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ministro Andreazza: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ministro Andreazza? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: