Início » Rondônia » Candeias do Jamari


Candeias do Jamari - Rondônia



Candeias do Jamari faz parte do estado de Rondônia. Encontra-se a uma latitude 08º48′35" sul e a uma longitude 63º41′44" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada pelo Censo 2010 é de 19.779 habitantes. Fica a 20km da capital, Porto Velho.

Possui uma área de 6867,6 km², na qual abriga a Usina Hidrelétrica de Samuel.

É um rio da Bacia amazônica, afluente do rio Madeira. Na sua margem direita e no município de Candeias do Jamari onde existia uma cachoeira chamada Samuel, foi construído a barragem da Hidrelétrica de Samuel, com potência instalada de 216,0 MW. Por não possuir bacia acentuada, o rio Jamari recebeu em seu leito um dique de 45km de extensão de cada margem para formar o lago da hidroelétrica. A usina começou a ser construída no ano de 1982. O plano era para a usina terminar de ser construída em quatro anos mas, devido à falta de verbas, esta só foi concluída catorze anos depois.

História da cidade de Candeias do Jamari

Surgiu como povoação no cruzamento da BR-29 (hoje BR-364) com o Rio Candeias, afluentes do Rio Jamari, e ficou conhecida como Vila Candeias em homenagem ao rio que banha a cidade.

Gentílico: candeiense-do-jamari.

Formação Administrativa

O município foi criado com o nome de Candeias do Jamari pela Lei nº 363, de 13 fevereiro de 1992, com área desmembrada do Município de Porto Velho.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARILTON GOMES VIEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Candeias do Jamari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Candeias do Jamari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: