Início » Rio Grande do Norte » Vera Cruz


Vera Cruz - Rio Grande do Norte



Vera Cruz faz parte do estado do Rio Grande do Norte localizado na Região Metropolitana de Natal. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano 2007, sua população é de 10.313 habitantes. Área territorial de 100km².

Era início do século XIX, e a localidade inicialmente chamada de Periperi, que ficava às margens do riacho Vera Cruz, teve como primeiro proprietário o fazendeiro Antônio de Vasconcelos. O seu sucessor, Alexandre Rodolfo de Vasconcelos construiu uma ampla casa e uma capela, atraindo muitos trabalhadores do campo para morarem no local.

Em 1855 a capela foi demolida e no local iniciou-se a construção da Igreja do Divino Espírito Santo, pelo capitão Teodósio Xavier de Paiva e a participação do padre Bernardino de Sena, que só após quarenta anos foi concluída pelo padre Antônio Xavier de Paiva.

História da cidade de Vera Cruz Rio Grande do Norte - RN

Incrustada no agreste rio-grandense-do-norte, conduzida em direção ao futuro com o caráter empreendedor de seus filhos, a localidade de Periperi, privilegiada pela significativa presença lusitana, cresceria, projetar-se-ia, no âmbito do município de São José de Mipibu, do qual desmembrar-se-ia, na década de 60.

O povoado desenvolveu-se lento, mas seguramente, sem retrocesso. Em 1874, citava-se Vera Cruz como uma povoação agradável e de futuro garantido. Entre seus povoadores, encontra-se Alexandre Rodolfo de Vasconcelos, que construiu residência confortável, atraindo moradores permanentes para o serviço agrícola, ergueu a capela ao Espírito Santo.

Gentílico: vera-cruzense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 910, de 24-121953, subordinado ao município de São José de Mipibu.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Vera Cruz permanece no município de São José de Mipibu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 2850, de 26-03-1963, desmembrado de São José de Mipibu. Sede no antigo distrito de Vera Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vera Cruz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vera Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: