Início » Rio Grande do Norte » Venha-Ver


Venha-Ver - Rio Grande do Norte



Venha-Ver é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se na região do Alto Oeste Potiguar, bem como na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel, além de estar localizada a oeste da capital do estado, distando desta 463 quilômetros. Ocupa uma área é de 71,622km², dos quais apenas 0,3682km² são de áreas urbanas. A população do município estimada no ano de 2011, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 3852 habitantes, o que classifica Venha-Ver como o 136° município mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o antepenúltimo de sua microrregião (superando apenas Major Sales e Água Nova).

Localizado no extremo oeste potiguar, a sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município há a predominância da caatinga hiperxerófila e da floresta caducifólia. Em relação à frota de veículos, em 2010 foram contabilizados 351 unidades. Com uma taxa de urbanização de 31,18% (2010), o município contava, em 2009, com apenas um estabelecimento de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,544, considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o menor de todo o estado do Rio Grande do Norte.

O município de Venha-Ver foi emancipado de São Miguel na década de 1990. A versão de sua etimologia é contada de várias formas por antigos. A instalação oficial do município ocorreu em 1º de janeiro de 1997, data da posse do primeiro prefeito municipal, Expedito Salviano. Com uma população predominante católica, o município possui pontos turísticos conhecidos e visitados por turistas de diversos lugares, como o Marco das Três Fronteiras e o Santuário Frei Damião, além de ser sede do Venha-Ver Esporte Clube, tradicional clube esportivo do município.

História da cidade de Venha Ver

Rio Grande do Norte - RN

Duas famílias, uma de judeus e a outra de holandeses, deram origem a comunidade de Venha Ver.

A explicação da origem do nome Venha Ver é contada de várias formas pelos mais antigos. A mais conhecida pelos patriarcas refere-se ao namoro entre a filha de fazendeiro e um de seus escravos. Descontente com essa amizade, o fazendeiro decidiu mandar sua filha para outra região. Ao procurar pela filha na manhã do dia de sua partida, foi informado por uma escrava que a moça estava proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa da escrava que não teve outra alternativa a não ser chamá-lo para comprovar pessoalmente sua informação. Venha ver, disse a escrava enfrentando o revoltado patrão.

O povoado, naturalmente, passou a se chamar Venha Ver, e a força do seu povo tornou possível que o pequeno arruado viesse a experimentar um gradativo crescimento. Ao longo dos anos, Venha Ver conseguiu se sobressair entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional.

No dia 26 de junho de 1992, por força da Lei nº 6.302, Venha Ver alcançou sua autonomia política, desmembrando-se de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: venha-verense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Padre Cosme, pelo decreto estadual nº 2903, de 1208-1963, subordinado do município de São Miguel.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Padre Cosme, figura no município de São Miguel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Venha-Ver, pela lei estadual nº 6302, de 26-06-1992, desmembrado de São Miguel. Sede no antigo distrito de Padre Cosme atual Venha-Ver. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Padre Cosme para Venha-Ver alterado, pela lei estadual nº 6303, de 26-06-1992.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Venha-Ver: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Venha-Ver? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: