Início » Rio Grande do Norte » São Gonçalo do Amarante


São Gonçalo do Amarante - Rio Grande do Norte



São Gonçalo do Amarante faz parte do estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano 2012, sua população foi estimada em 90376 habitantes, o que faz com que o se configure como o quarto mais populoso do estado (atrás apenas de Natal, Mossoró e Parnamirim). Conurbado à capital, integra a Região Metropolitana de Natal, microrregião de Macaíba e a Mesorregião do Leste Potiguar, além de fazer parte do Polo Costa das Dunas.

A cidade tem uma característica que chama atenção, a religiosidade. Para se ter uma dimensão da fé da população, São Gonçalo do Amarante possui 42 padroeiros. Atualmente, possui como a sua principal atração o Monumento dos Mártires que foi inaugurado em 5 de dezembro de 2000 sendo um altar todo em concreto, construído para a celebração de missas.

Possuindo uma área territorial de 251km², o município está vivendo um intenso processo de conurbação à capital do estado, Natal, devido à construção do Aeroporto Internacional de Natal/São Gonçalo do Amarante pricipalmente - que está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina.

História da cidade de São Gonçalo do Amarante Rio Grande do Norte - RN

OS PRIMEIROS habitantes do Município, membros da família de Estevão Machado de Miranda, foram sacrificados pelos holandeses, em 1645. A partir de 1689, com a retirada dos invasores, partiram de Pernambuco as primeiras expedições para repovoamento da região.

Em 1710, os portugueses Paschoal Gomes de Lima e Ambrósio Miguel Sirinhaem, procedentes de Pernambuco, se instalaram com suas famílias às margens do rio Potengi, próximo ao local do antigo engenho do mesmo nome. Construíram suas casas e uma capela, dedicada a São Gonçalo do Amarante, colocando sobre o altar uma imagem do Santo esculpida em pedra, dando, assim, origem ao topônimo do Município.

Passou à categoria de Vila, em 1943, com a denominação de Felipe Camarão, figurando como Distrito do Município de Macaíba. Em 1958, foi o Distrito elevado a Município com o nome de São Gonçalo do Amarante , desmembrado de Macaíba.

Gentílico: gonçalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Felipe Camarão, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 3012-1943, criado com terras do extinto município de São Gonçalo, subordinado ao município de Macaíba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Felipe Camarão, figura no município de Macaíba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Gonçalo do Amarante, pela lei estadual nº 2324, de 11-12-1958, desmembrado do município de Macaíba. Sede no atual distrito de São Gonçalo Amarante ex-Felipe Camarão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município de São Gonçalo do Amarante é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Felipe Camarão para São Gonçalo do Amarante alterado, pela lei estadual nº 2324, de 11-12-1958.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Gonçalo do Amarante: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Gonçalo do Amarante? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: