Início » Rio Grande do Norte » Ruy Barbosa


Ruy Barbosa - Rio Grande do Norte



Ruy Barbosa, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano 2000, sua população é de 3.686 habitantes. Área territorial de 144km².

HISTÓRICO

História da cidade de Ruy Barbosa Rio Grande do Norte - RN

Tudo começou com a fundação de uma propriedade situada às margens do riacho Olhod′água, que nasce nas serras da Formiga e do Pião e despeja suas águas na barra do chamado Potengi-Pequeno. Alí nasceu uma povoação que vivia, especialmente, do cultivo da terra. A propriedade rural se consolidou através do desenvolvimento agrícola e ao seu redor surgiram moradias que formaram um núcleo populacional e alguns anos depois, nos idos de 1876, um dos pioneiros da região o agricultor Francisco Pedro, tinha seu nome vinculado aquela propriedadeque passou a se chamar Olho d′água de Francisco Pedro. O seu sucessor, o lavrador Manuel Rodrigues Santiago, ao tomar posse da terra, empenhou-se com grande desenvoltura pelo crescimento da localidade.

O povoado continuou se desenvolvendo e em 1906, foi construída a capela em homenagem a São Sebastião.

Gentílico: rui-barbosense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Ruy Barbosa ex-povoado, pela lei estadual nº 2766, de 09-05-1962, desmembrado de Barcelona. Sede no atual distrito de Ruy Barbosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ruy Barbosa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ruy Barbosa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: