Início » Rio Grande do Norte » Montanhas


Montanhas - Rio Grande do Norte



Montanhas é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

Em 4 de dezembro de 1754, o padre José Vieira Afonso recebeu uma sesmaria na Lagoa das Queimadas, às margens do Rio Curimataú, iniciando a povoação da área. O nome Queimada referia-se à queima inicial dos aceiros para a fundação de plantios. A Lagoa de Queimadas mudou de nome no século XIX, passando a se chamar Montanhas, numa referência direta à sua localização. A Lagoa de Montanhas sempre teve um clima agradável e ameno, a ponto de ser considerada a Suíça do Agreste.

A povoação de Lagoa de Montanhas alcançou progresso a partir da fertilidade de suas terras, que sempre garantiu grande produção de cereais. A chegada da estrada de ferro, interligando a região à capital do Estado, no ano de 1882, foi um acontecimento que veio garantir o crescimento do povoado. Lagoa de Montanhas foi considerado distrito do município de Pedro Velho, em outubro de 1938. No dia 8 de janeiro de 1962, de acordo com a Lei nº 2.727, o distrito foi desmembrado de Pedro Velho e se tornou município. Mas somente em 20 de julho de 1963, o município passou a se chamar definitivamente Montanhas.

Montanhas Rio Grande do Norte - RN

O MUNICíPIO de Montanhas teve sua origem no lugar chamado Lagoa das Queimadas, localizado às margens do rio Curimataú, cuja a sesmaria foi dada ao Padre José Vieira Afonso.

Ainda no século XIX passou a chamar-se Lagoa de Montanhas, em virtude de situar-se entre montanhas que lhe proporcionam um clima ameno e aprazível, razão por que o poeta Cícero Moura sugeriu chama-la "Suiça do Agreste".

O desenvolvimento econômico foi proporcionado pelo plantio de cereais em suas terras férteis, e pela ligação à Capital do Estado, pela estrada de ferro, desde 1882.

Gentílico: montanhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Montanhas, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Pedro Velho. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Montanhas, figura no município de Pedro Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Montanhas, pelo decreto estadual nº 2727, de 08-01-1962, desmembrado de Pedro Velho. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-031962.Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Montanhas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Montanhas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: