Início » Rio Grande do Norte » Macaíba


Macaíba - Rio Grande do Norte



Macaíba é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se às margens do Rio Jundiaí a 14km da capital estadual, Natal, do qual integra a sua região metropolitana. De acordo com o IBGE, em 2011 sua população foi estimada em 70586 habitantes numa área territorial de 512km².

Seu principal destino turístico é o Solar Ferreiro Torto, um marco histórico, que remonta ao ano de 1614, quando era conhecido por Engenho Potengi.

Como pontos históricos destacam-se Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São José (mais antiga da cidade), o Solar da Madalena, Capela da Soledade, casa onde nasceu Henrique Castriciano, Obelisco Augusto Severo, Casarão dos Guarapes e Solar Caxangá.

História da cidade de Macaíba Rio Grande do Norte - RN

A HISTóRIA do Município de macaíba está intimamente ligada a de São Gonçalo do Amarante, do qual foi desmembrado, não existindo, porém, informações concretas sobre a penetração inicial do território.

Sabe-se apenas que em 1632 já existia um agrupamento de casos com regular número de habitantes, no "Arraial de Uruassu", e que os primeiros imigrantes foram portugueses, aqui chegados em fins do século XVII.

Nas últimas décadas do século XVIII, o núcleo demográfico existente era conhecido como Povoação do Coité, terras de plantio, sítios e fazendas.

A Lei n.° 605, de 11 de março de 1868, criando um juizado de paz, já o designava, porém, como Povoação de Macaíba.

O topônimo provém de uma espécie de palmeira, também conhecida como Macaíba, não comum na região, encontrada nas terras de Fabrício Gomes Pedrosa, um dos primeiros povoadores do território.

Gentílico: macaibense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Macaíba, pela Resolução Provincial nº 815, de 07-121877.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Macaíba, pela lei provincial nº 801, de 2710-1877, desmembrado de São Gonçalo.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Macaíba, pela lei provincial nº 1010, de 05-01-1889.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 603, de 31-10-1938, são criados os distritos de São Paulo do Potengí e Serra Caiada e anexado ao município de Macaíba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Macaíba, São Paulo do Potengi e Serra Caiada.

Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, desmembra do município de Macaíba o distrito de São Paulo do Potengí. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei o município de Macaíba adquiriu o extinto município de São Gonçalo, como simples distrito e com a denominação de Felipe Camarão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Macaíba, Felipe Camarão ex-São Gonçalo e Serra Caiada.Pela lei estadual nº 908, de 24-11-1953, desmembra do município de Macaíba o distrito de Serra Caiada. Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Juscelino. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Macaíba e Felipe Camarão.Pela lei estadual nº 2324, de 11-12-1958, desmembra do município de Macaíba o distrito de Felipe Camarão. Elevado à categoria de município com a denominação de São Gonçalo do Amarante.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Macaíba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Macaíba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: