Início » Rio Grande do Norte » José da Penha


José da Penha - Rio Grande do Norte



José da Penha é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 416 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 117,634km², sendo que apenas 0,3682km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 5865 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 101º mais populoso do estado e sexto de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predominam a caatinga hiperxerófila e a floresta caducifólia. Com uma taxa de urbanização da ordem de 60,36% (2010), o município contava, em 2009, com cinco estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,629, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O município foi emancipado de Luís Gomes na década de 1950. O nome do município é uma referência a José da Penha Alves de Souza e foi escolhido pela população na época da emancipação. Atualmente, o município é formado pelos distritos de José da Penha (sede) e Major Felipe.

História da cidade de José da Penha Rio Grande do Norte - RN

No ano de 1934, nas proximidades do cimo da serra da Mata, mais precisamente num dos contornos do riacho Aroeira teve início um povoamento que recebeu o nome Mata.

Em 1942, o povoado já estava com seu núcleo de desenvolvimento definido, contava com uma feira semanal, tinha uma capela, cemitério e uma escola em funcionamento. A história do povoado Mata está ligada de certa forma a do jornalista e Capitão do Exército, José da Penha Alves de Souza, um angicano idealista, orador e autor de livros sobre assuntos militares e filosóficos.

No dia 31 de dezembro de 1958, pela Lei nº 2.351, o povoado de Mata, desmembrou-se de Luís Gomes e passou a se chamar José da Penha numa escolha feita pela população local, e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: josé-penhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de José Penha ex-povoado, pela lei estadual nº 901, de 10-11-1953, subordinado ao município de Luís Gomes.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de José da Penha, figura no município de Luís Gomes.

Elevado à categoria de município com a denominação de José da Penha, pela lei estadual nº 2351, de 31-12-1958, desmembrado do município de Luís Gomes. Sede no atual distrito de José da Penha ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-02-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3013, de 19-12-1963, é criado o distrito de Major Felipe e anexado ao município de José da Penha.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município José Penha é constituído de 2 distritos: José da Penha e Major Felipe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


José da Penha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de José da Penha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: