Início » Rio Grande do Norte » Jardim de Piranhas


Jardim de Piranhas - Rio Grande do Norte



Jardim de Piranhas é uma cidade, localizado no estado do Rio Grande do Norte, localizado na região do Seridó, na microrregião do Seridó Ocidental, mesorregião Central Potiguar, localizada a aproximadamente 31km da cidade de Caicó, fazendo fronteira com a Paraíba. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano 2008, sua população é de 14.139 habitantes. Área territorial de 331km². O Rio Piranhas entra no Rio Grande do Norte por esse município.

Foi instalado em 1948, sendo a sede da Prefeitura o Palácio Amaro Cavalcanti, nome dado em homenagem ao maior jurista de sua época.

É uma cidade tradicionalmente conhecida pela fabricação de redes e panos de prato, cujos habitantes as vendem em diversas localidades do Brasil (corretores, ou seja, vendedores de redes e panos de prato) durantes os doze meses do ano, com maior ênfase de fevereiro a julho. Além da produção desses artefatos, "Jardim", como é conhecida a cidade, destaca-se pela animação nos festejos do Carnaval, sendo o Clube Atlético Piranhas CAP o ponto de encontro dos foliões.

História da cidade de Jardim de Piranhas Rio Grande do Norte - RN

Deve-se a formação desta cidade à família "Cavalcante" que em 1874 doava o patrimônio de Jardim à Paróquia de Nossa Senhora de Santana, com sede em Caico. Viveu para sua organização o Padre João Maria Cavalcante; este, em data de 18 de outubro daquele ano, benzia a Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos, celebrando a 1º missa de fundação do antigo povoado de Jardim, nome pelo qual permaneceu por muitos anos. Do Padre João Maria, nasceu a idéia da construção de um templo que recebeu o nome ou orago de Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, hoje, Igreja do mesmo nome.

Residiam como proprietários da antiga Fazenda Jardim, às famílias Esmeraldo, Cavalcante e Oliveira.

Foi doadora do patrimônio onde se instalou nos primeiros dias para até então, o já falado Povoado, a senhora Dona Margarida Cardoso Cavalcante.

Originou-se o nome de Jardim de Piranhas pelo simples fato da existência da antiga Fazenda Jardim, situada à margem do renomado Rio Piranhas. Informações colhida entre os habitantes mais idosos do município.

São reconhecidos como ilustres e venerados pela população, os falecidos Padre João Maria Cavalcante e seu irmão Dr. Dezembargador Amaro Cavalcante. Estes nascidos no sítio Logradouro que pertenceu ao município de Caicó, até quando este distrito, Jardim de Piranhas, foi ligado aquele; através dos seus nomes desejados pelas duas partes em tê-los como benfeitores e figuras representativas dessas terras e famílias, travou-se uma colisão sobre tais interesses, dado os seus primitivismo à origem e criação das mesmas.

Gentílico: piranhense ou jardinense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Caicó o distrito de Jardim de Piranhas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Jardim de Piranhas, figura no município de Caicó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jardim de Piranhas, pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, desmembrado de Caicó. Sede no antigo distrito de Jardim de Piranhas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jardim de Piranhas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jardim de Piranhas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: