Início » Rio Grande do Norte » Ipueira


Ipueira - Rio Grande do Norte



Ipueira é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião do Seridó Ocidental e Mesorregião Central Potiguar,. encontra-se a sudoeste da capital do estado, distando desta 305 quilômetros. Ocupa uma área de 127,347km², sendo que apenas 0,3682km² estão em perímetro urbano, e a população do município foi estimada no ano de 2011 em 2090 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o segundo menos populoso do estado (superando após Viçosa).

Com uma temperatura média anual de 27,5°C, na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizadas 312 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 90,95% (2010), o município contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,691 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o vigésimo maior do Rio Grande do Norte.

Localizado em um ponto médio entre duas cidades-polo (Caicó, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba), Ipueira foi emancipada de São João do Sabugi na década de 1960. O nome é formado através da junção do radical iapo (que significa igapó) mais o sufixo eira.

História da cidade de Ipueira Rio Grande do Norte - RN

IPUEIRA, propriedade banhada pelo riacho dos Bois, afluente do rio Sabugi e este rio Seridó, pertencia, inicialmente, ao município de Serra Negra do Norte e, posteriormente, ao de São João de Sabugi.

O historiador Nestor de Lima, em 1925, referia-se a Fazenda Ipueira, de João Manuel de Medeiros, com engenho de rapadura, pequeno açude e lavoura de cereais.

Em 1942, Antilóquio Câmara destacava o acentuado desenvolvimento de Ipueira, com característica de povoado.

Segundo Francisco Lins de Medeiros, que foi proprietário da Fazenda volta da Jurema, em nota de próprio punho, a povoação de Ipueira foi fundada em 1939 e a capela construída em 1940, por Francisco Quirino de Medeiros.

O topônimo significa lagoeiro, alagado pelo transbordamento de rio ou lagoa, ou ainda, charcos que permanecem algum tempo na superfície do terreno.

Gentílico: ipueirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ipueira, pela lei estadual nº 3006-A, de 31-12-1963, desmembrado São João do Sabugi. Sede no atual distrito de Ipueira expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-02-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ipueira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ipueira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: