Início » Rio Grande do Norte » Ielmo Marinho


Ielmo Marinho - Rio Grande do Norte



Ielmo Marinho faz parte do estado do Rio Grande do Norte, localizado na região do Agreste potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano 2010, sua população é de 12.188 habitantes e sua taxa de urbanização é de 12,7%, o que classifica Ielmo Marinho como o município menos urbanizado do estado. Ielmo Marinho é também o maior produtor de abacaxi do estado do Rio Grande do Norte.

História da cidade de Ielmo Marinho Rio Grande do Norte - RN

Sede na antiga povoação de Poço Limpo, no agreste norte-riograndense. Pertenceu a Natal. Foi um dos dezoito povoados de São Gonçalo.

As margens do Rio Potengi, terras de gado e plantio, teve sua aurea fase de alegria e fartura, dos finais do século XX. Em 1877, Ferreira Nobre citava Poço Limpo como povoado importante.

Atual nome do município foi proposto pelo deputado Manoel Gurgel, em homenagem a um jovem líder desaparecido aos 25 anos. Filho de São Paulo do Potengi, sofrendo de doença incurável, desde os 8 anos, Ielmo Marinho de Queiroz, percorria a cavalo o território, desenvolvendo invejável campanha no plano assistencial.

Gentílico: ielmo-marinhense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Ielmo Marinho, pela lei nº 2909, de 28-08-1963, desmembrado de São Paulo do Potengi. Sede no atual distrito de Ielmo Marinho expovoado de Poço Limpo. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ielmo Marinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ielmo Marinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: