Início » Rio Grande do Norte » Extremoz


Extremoz - Rio Grande do Norte



Extremoz é uma cidade localizado no litoral do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião de Natal e à Mesorregião do Leste Potiguar, bem como à Região Metropolitana de Natal e ao Polo Costa das Dunas,. encontra-se a norte da capital do estado, distante desta 16 quilômetros. Ocupa uma área total de 125,665 quilômetros quadrados, dos quais 1,5001 km² são de área urbana, e sua população estimada em 2011, de acordo com o IBGE, é de 24550 habitantes, o que classifica como o vigésimo município mais populoso do Rio Grande do Norte e o último de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 26,1°C e na vegetação do município pode-se encontrar manguezais e tabuleiros litorâneos. Com uma taxa de urbanização de 64,18% (2010), o município contava, em 2009, com dez estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,694, considerando como médio pelo PNUD, estando na décima oitava colocação a nível estadual.

O município de Extremoz se emancipou de Ceará-Mirim na década de 1960. Seu nome se deve à sua localização estratégica a norte da capital potiguar. Extremoz abriga ainda diversos pontos turísticos, como o Genipabu, considerado como o cartão-postal mais famoso do estado do Rio Grande do Norte.

História da cidade de Extremoz Rio Grande do Norte - RN

A aldeia de São Miguel do Guajíru, era habitada pelos indígenas Tupis e Paiacus, sob a direção dos padres Jesuítas, nas últimas décadas do séc. XVIII.

Ali permaneceram até 1725, quando foram expulsos, deixando uma população de 1.429 almas, a mais linda igreja da Capitania e fartura de víveres e gados.

A Vila Nova de Extremoz, a primeira do Estado, foi fundada em 1758, por Bernardo Coelho Gama Casco. Fora sempre povoada, com terrenos e plantios desde o início do Séc. XVII. Os holandeses visitavam-na frequentemente e pensavam em dividir a TIJURU (primeiro nome da Lagoa de Extremoz) - transformando-a em reservatória d`água. Separando suas águas pela Ponta Francesa e Ponta Grossa, a Seção superior seria mantida doce pelo rio Caratã a parte inferior ficaria salgada ou salobra, comunicando-se com o mar através do Rio da Redinha que, à época, permitia passagem de botes e embarcações de fundo chato, transportando os produtos da região.

Gentílico: extremozense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito a com a denominação de Extremoz, pela lei estadual nº 2876, de 04-04-1963, desmembrado de Ceará-Mirim. Sede no atual distrito de Extremoz. Constituído do distrito sede. Instalada em 02-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Extremoz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Extremoz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: