Início » Rio Grande do Norte » Caiçara do Rio do Vento


Caiçara do Rio do Vento - Rio Grande do Norte



Caiçara do Rio do Vento, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião de Angicos. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano 2010, sua população é de 3.304 habitantes. Área territorial de 281km².

Limita-se com os municípios de Jardim de Angicos (norte), Bento Fernandes e Riachuelo (leste), Ruy Barbosa e São Tomé (sul) e Lajes (oeste).

Agricultura de subsistência (feijão e milho), atividades familiares de fruticultura em pequena escala (pinha, caju), horticultura (projeto de horta comunitária); pesquisa e lavra de esmeraldas e outros minérios de menor importância; mas a principal atividade econômica do município corresponde ao comércio varejista.tem tambem as tarrafas

História da cidade de Caiçara do Rio do Vento Rio Grande do Norte - RN

Caiçara do Rio do Vento, anteriormente denominado Caiçara, teve como fundadores João Vitorino de Andrade, Manoel Bertoldo da Câmara e os Pires.

Inspirado no exemplo desses abnegados e idealistas cidadões, outros nomes, igualmente imbuídos do amor à terra natal, liderariam o movimento emancipação, Manoel Ribeiro de Lima, Pedro Vitoriano de Andrade, Manoel Antônio Bezerra, Antônio M. de Oliveira e Luiz da Mata Teixeira.

Localizado às margens do Rio do Vento, o município teve seu topônimo inspirado na palavra indígena, caiçara, que significa, cerca de proteção às casas dos índios.

Gentílico: caiçarense-do-rio-do-vento

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caiçara do Rio do Vento ex-povoado, pela lei estadual nº 62, de 21-12-1953, subordinado ao município de Lajes.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caiçara do Rio do Vento, figura no município de Lajes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caiçara do Rio do Vento, pela lei estadual nº 2813, de 19-01-1963, desmembrado de Lajes. Sede no atual distrito de Caiçara do Rio do Vento ex-povoado de Caiçara. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Caiçara do Rio do Vento: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Caiçara do Rio do Vento? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: