Início » Rio Grande do Norte » Baía Formosa


Baía Formosa - Rio Grande do Norte



Baía Formosa é uma cidade no extremo leste do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à microrregião do Litoral Sul e à mesorregião do Leste Potiguar,. encontra-se a sul da capital do estado, distando desta noventa quilômetros. Ocupa uma área de 245,510km², sendo que apenas 0,3682km² estão em perímetro urbano, e a população do município foi estimada no ano de 2011 em 8631 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 77º mais populoso do estado.

Com uma temperatura média anual de 27,5 ºC, na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizadas 887 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 83,14% (2010), o município contava, em 2009, com oito estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,643 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o 57° maior a nível estadual.

O município foi emancipado de Canguaretama na década de 1950. O nome do município se deve ao fato de Baía Formosa estar localizada em uma bela enseada que forma a única baía do Rio Grande do Norte.

História da cidade de Baía Formosa Rio Grande do Norte - RN

O município teve sua origem em um núcleo de pescadores que se organizaram em torno do movimentado porto de embarcações, localizado no Oceano Atlântico.

Ao terminar o corte do pau-brasil, em meados do século XVIII, ficou sendo lugar de veraneio das famílias Albuquerque Maranhão e de fazendeiros das redondezas.

Seus moradores construíram a capela de Nossa Senhora da Conceição. As lavouras de cereais e a pesca de albacoras, capturadas na técnica do corso, passaram a ser os maiores recursos econômicos.

O acontecimento mais notável na memória local foi a matança de agosto de 1877, em que João de Albuquerque Maranhão Cunhaú, senhor de engenho Estrela, latifundiário poderoso, à frente de um grupo armado veio à Baía Formosa para desalojar seus moradores, alegando a posse da enseada. O pescador Francisco Magalhães e mais quatorze homens armados com facas e cacetes enfrentaram os agressores, havendo luta furiosa em que perderam a vida seis pessoas. Houve processo e prisão do mandante e participante da chacina, que submetido a juri em Carguaretama foi absolvido em 1878.

A denominação BAíA FORMOSA originou-se por situar-se na belíssima enseada que se constitui a única baía do Estado do Rio Grande do Norte.

Gentílico: baía-formosense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Baía Formosa ex-povoado, pela lei estadual nº 958, de 30-11-1953, com terras desmembrada do distrito de Vila Flor, subordinado ao município de Canguaretama.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Baía Formosa, figura no município de Canguaretama.

Elevado à categoria de município com a denominação de Baía Formosa, pela lei estadual nº 2338, de 31-12-1958, desmembrado Canguaretama. Sede no antigo distrito de Baia Formosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Baía Formosa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Baía Formosa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: