Tudo sobre Rio das Ostras Estado do Rio de Janeiro
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Rio das Ostras
Coordenadas geográficas
O município de Rio das Ostras fica localizado na latitude -22.5174 e longitude -41.9475 e faz parte do estado do Rio de Janeiro.
Tamanho do Território de Rio das Ostras
Com um total de 228,114 km², Rio das Ostras de extensão territorial.
População de Rio das Ostras
De acordo com dados do IBGE, Rio das Ostras possui aproximadamente 145.989 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Rio das Ostras são chamados de rio ostrense.
Administração municipal
Prefeito atual:MARCELINO CARLOS DIAS BORBA.
História de Rio das Ostras - Rio de Janeiro
Rio das Ostras faz parte do estado do Rio de Janeiro. Encontra-se na Região dos Lagos, a 22º31′37" de latitude sul e 41º56′42" de longitude oeste, a uma altitude de 4 metros. Sua população aferida no censo do IBGE de 2010 foi de 105.757 habitantes.
Dotado de belas praias, tem recebido altos investimentos aplicáveis em infra-estrutura provenientes dos royalties concedidos pela Petrobras na área em questão. As praias mais conhecidas são: Praia da Tartaruga, Praia do Centro, Praia do Bosque e Costa Azul. Nesta última existe a possibilidade da prática do surfe. Um dos pontos mais visitados no município é a Praça da Baleia, ao final da praia de Costa Azul. Nesta praça, há uma estátua de baleia Jubarte esculpida em bronze.
A Lei Estadual nº 1984/92 criou o Município de Rio das Ostras, com sede na atual Vila do mesmo nome, formado do território do Distrito de Rio das Ostras, desmembrado do Município de Casimiro de Abreu.
História da cidade de Rio das Ostras
A história de Rio das Ostras perde-se nos meados de 1575, comprovada em relatos de antigos navegadores que passavam pela região.
Situada na Capitania de São Vicente e habitada pelos índios Tamoios e Goitacazes, Rio das Ostras tinha a denominação de Rio Leripe (molusco ou ostra grande), ou Seripe. Parte das terras da sesmaria foi cedida pelo Capitão-Mor Governador Martin Corrêa de Sá, no dia 20 de novembro de 1630. Foi delimitada com dois marcos de pedra, colocados em Itapebussus e na barreta do rio Leripe, com a insígnea do Colégio dos Jesuítas.
Os índios e os jesuítas deixaram suas marcas nas obras erguidas nestes 300 anos, como o da antiga igreja de Nossa Senhora da Conceição, o poço de pedras e o cemitério, com a ajuda dos índios e dos escravos. Após a expulsão dos jesuítas no ano de 1759, a igreja foi terminada no final do século XVIII, provavelmente pelos Beneditinos e Carmelitas.
A antiga igreja desmoronou na década de 50, sem restar ruínas e foi construída na década seguinte uma nova igreja, próxima ao local onde se situava a primeira.
O crescimento da cidade deu-se ao redor da Igreja, e Rio das Ostras como rota de tropeiros e comerciantes rumo a Campos e Macaé, teve um progressivo desenvolvimento com a atividade da pesca, que foi o sustentáculo econômico da cidade até os meados deste século.
A construção da Rodovia Amaral Peixoto, a expansão turística da Região dos Lagos e a instalação da Petrobrás, foram de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de Rio das Ostras, que viu sua população crescer até chegar ao momento de sua emancipação político-administrativa, do município de Casimiro de Abreu, em 10 de abril de 1992.
Com 230,3 km2 de área total, a cidade tem em sua geografia um mapa de maravilhosos caminhos para o embevecimento e estímulo aos que reverenciam a mãe natureza. Atualmente encontra-se entre os municípios de maior taxa de crescimento demográfico no estado, ou seja, 9% ao ano.
Gentílico: rio-ostrense
Formação Administrativa
Distrito criado com denominação de Rio das Ostras, pelo decreto-lei nº 225, de 01-03-1970. Sede no povoado de Rio das Ostras, desmembrado do distrito de Barra de São João, subordinado ao município de Casimiro de Abreu.
Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o distrito de Rio das Ostras figura no município de Casimiro de Abreu.
Elevado à categoria de município com a denominação de Rio das Ostras, pela lei estadual nº 1984, de 10-04-1992, desmembrado de Casimiro de Abreu sede no antigo distrito de Rio das Ostras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Pela lei estadual nº 2122, de 07-06-1993, altera a redação do artigo 2º da lei estadual nº 1984, de 10-04-1992.
Em "Síntese" de 31-Xll-1994, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Rio das Ostras, Rio de Janeiro
22
Como fazer uma ligação para Rio das Ostras:
0 + Operadora + 22 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 22 + telefone
- Vivo: 015 + 22 + telefone
- Aerotech: 017 + 22 + telefone
- Claro: 021 + 22 + telefone
- GVT: 025 + 22 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 22 + telefone
- TIM: 041 + 22 + telefone
- Sercontel: 043 + 22 + telefone
CEP de Rio das Ostras
Prefeitura Municipal de Rio das OstrasEndereço: Av. Alcebíades Sabino dos Santos, 235, Loteamento Atlântica, Rio das Ostras - RJ, CEP: 28890000
Telefone / Fax:(22) 2760-1315 (22) 2771-2797
Prefeito: MARCELINO CARLOS DIAS BORBA
Hospitais em Rio das Ostras - RJ
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rio ostrense.
Cartórios na cidade de Rio das Ostras
Acesse a lista de Cartórios em Rio das Ostras. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Rio das Ostras Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Rio das Ostras - RJ e localizar ruas e endereços do município fluminense.
Hotéis e Pousadas em Rio das Ostras
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Rio das Ostras. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Rio das Ostras
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Rio das Ostras.
Rio das Ostras fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Rio das Ostras - RJ em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: