Tudo sobre Nilópolis Estado do Rio de Janeiro

Informações Gerais sobre a cidade de Nilópolis

Coordenadas geográficas

O município de Nilópolis fica localizado na latitude -22.8057 e longitude -43.4233 e faz parte do estado do Rio de Janeiro.

Tamanho do Território de Nilópolis

Com um total de 19,393 km², Nilópolis de extensão territorial.

População de Nilópolis

De acordo com dados do IBGE, Nilópolis possui aproximadamente 162.269 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Nilópolis são chamados de nilopolitano.

Administração municipal

Prefeito atual:ABRAÃO DAVID NETO.

História de Nilópolis - Rio de Janeiro

Ouvir com robot

Nilópolis integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Seu nome foi dado em homenagem ao presidente da república Nilo Peçanha. Encontra-se onde existia a antiga Fazenda São Mateus. Até hoje existe a capela de mesmo nome. O município já foi o menor do Brasil e recebeu presença de imigrantes de origem judaica e notavelmente imigrantes de origem sírio-libanesa nas primeiras décadas do século XX. A cidade congrega nilopolitanos de várias origens, desde interiorano-fluminenses a nordestinos, ainda há um pequeno cemitério judaico junto à pequena comunidade judaica no bairro de Olinda.

Suas maiores fontes de renda são o comércio e algumas poucas indústrias. A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, bicampeã do Grupo Especial do carnaval carioca em 2007 e 2008 é a maior expressão da cidade. A mesma sagrou-se também vencedora anteriormente por três vezes consecutivas nos anos de 2003, 2004 e 2005, tornando-se a maior vencedora da era Marquês de Sapucaí, ao lado da Imperatriz Leopoldinense. A agremiação é o maior orgulho dos nilopolitanos e é chefiada pela mesma família que detém o poder político na cidade, cujo patriarcado é exercido por Farid Abrahão David, e seu irmão, o bicheiro Anísio Abraão David.

 

História da cidade de Nilópolis

O território que atualmente constitui o Município de Nilópolis parece ter feito parte da sesmaria que foi doada a Brás Cubas em 1568. Esta concessão parece fazer parte do grupo das que foram feitas a partir de 1566 a fidalgos que começavam a disputar as terras adjacentes à cidade fundada por Mem de Sá. Há documentos que apontam esse ano como o do início do movimento colonizador, dirigido para o vale de diversos rios que desaguam na baía de Guanabara, entre os quais não só o Meriti como o Sarapuí.

Alguns anos depois de criada a freguesia de Nossa Senhora do Pilar - em terras do atual Município de Duque de Caxias - surgiu na zona litorânea da Guanabara uma outra povoação, fundada com o nome de São João Batista de Trairoponga. Em 1647, a capela aí existente tornou-se matriz da freguesia do mesmo nome. Esta condição foi perdida, já na segunda metade do século XVII, em favor de outra capela, nas terras em que hoje está a Cidade de São João de Meriti.

Outras mudanças de local ocorreram, sendo certo, todavia, que em 1747 a matriz estava novamente nas margens do Meriti, ficando a região conhecida por Freguesia de São João Batista do Meriti. Foi nessa freguesia que surgiu a fazenda de São Mateus, do padre Mateus Machado Homem. Mas, com a elevação do povoado de Iguaçu à categoria de Vila em 1833, a freguesia de São João de Meriti, nas terras da fazenda São Mateus, passou a fazer parte de sua jurisdição.

Com o advento da via férrea na segunda metade do século XIX, foram abandonados os rios como meio de comunicação, declinando essa parte da região. Graças a ação de Nilo Peçanha, o Governo iniciou um programa de saneamento, o que proporcionou a rápida valorização das terras e seu fracionamento em propriedades menores vendidas a preço baixo. Neste caso estava a antiga fazenda de São Mateus, que passava ao domínio dos sucessores do primeiro Barão de Mesquita. A parte em que a Central do Brasil construíra uma parada para seus trens, chamada Engenheiro Neiva, dividida também em lotes, foi aos poucos tomada por operários e pequenos empregados, formando, deste modo, um povoado. Essas terras, em homenagem a Nilo Peçanha, receberam o topônimo de Nilópolis.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Mateus, por força da lei estadual n.º 1 332, de 09-11-1916, confirmada pela lei n.º 1 634, de 18-11-1919, subordinado ao município de Iguaçu.

Pela lei estadual n.º 1 705, de 06-10-1921, o distrito de São Mateus passou a denominar-se Nilópolis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Nilópolis figura no município de Iguaçu.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual n.º 392-A, de 31 de março de 1938, o município de Iguaçu passou a denominar-se Nova Iguaçu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Nilópolis figura no município de Nova Iguaçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nilópolis, por ato das disposições constitucionais transitórias deste Estado, promulgado em 20-06-1947, desmembrado de Nova Iguaçu. Constituído de 2 distritos: Nilópolis e Olinda. Instalado em 21-08-1947.

Elevado à categoria de Cidade com a denominação de Nilópolis, pela lei estadual nº 6, de 11-08-1947.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Nilópolis e Olinda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Nilópolis, Rio de Janeiro

21

Como fazer uma ligação para Nilópolis:

0 + Operadora + 21 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 21 + telefone
  • Vivo: 015 + 21 + telefone
  • Aerotech: 017 + 21 + telefone
  • Claro: 021 + 21 + telefone
  • GVT: 025 + 21 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 21 + telefone
  • TIM: 041 + 21 + telefone
  • Sercontel: 043 + 21 + telefone

CEP de Nilópolis

Prefeitura Municipal de Nilópolis
Endereço: Av. Mirandela, 401, Centro, Nilópolis - RJ, CEP: 26520331
Telefone / Fax:(21) 2791-6624 (21) 2791-6479
Prefeito: ABRAÃO DAVID NETO

Hospitais em Nilópolis - RJ

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde nilopolitano.

Cartórios na cidade de Nilópolis

Acesse a lista de Cartórios em Nilópolis. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Nilópolis Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Nilópolis - RJ e localizar ruas e endereços do município fluminense.

Hotéis e Pousadas em Nilópolis

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Nilópolis. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Nilópolis

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Nilópolis.

Nilópolis fica perto de onde?

Confira as cidades vizinhas de Nilópolis - RJ em uma distância de até 50 km.

Mesquita - 3.78 km
Belford Roxo - 5.25 km
Nova Iguaçu - 6.73 km
Duque de Caxias - 12.3 km
Queimados - 16.9 km
Rio de Janeiro - 25.7 km
Japeri - 30.2 km
Seropédica - 30.5 km
Niterói - 33.8 km
Paracambi - 36.7 km
São Gonçalo - 36.9 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.1 de 5 estrelas para o Município nilopolitano  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/11/2024 - Nilópolis - Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Músico

Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em ca...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
(Salmos 37:5)
Bíblia Online

 

Estados