Início » Rio de Janeiro » Iguaba Grande


Iguaba Grande - Rio de Janeiro



Iguaba Grande é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Encontra-se a uma latitude 22º50′21" sul e a uma longitude 42º13′44" oeste, estando a uma altitude de dezoito metros. A população avaliada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi de 22 199 habitantes.

"Iguaba" é um termo de origem tupi que significa "lugar da enseada de água", através da junção dos termos ′y ("água"), kûá ("enseada") e aba ("lugar").

O distrito de Iguaba Grande, que pertencia a São Pedro da Aldeia, foi criado pela Lei 2 161, de 8 de junho de 1954, tendo se emancipado por intermédio da Lei Estadual 2 407, de 8 de junho de 1995, pelo então prefeito Rodolfo José Mesquita Pedrosa.

História da cidade de Iguaba Grande

Originário de São Pedro da Aldeia, o Município de Iguaba Grande foi instalado em 1997. A área urbana daquele município, com a criação da Base Naval, passa a sofrer alterações, com os loteamentos de veraneio que, a partir do núcleo habitacional da Base, se desdobram pela RJ-106, em direção a Iguaba Grande.

A colonização das terras dos atuais municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande teve início com a catequese dos grupos indígenas realizada pelos missionários da Companhia de Jesus. Em 1617, os jesuítas fundaram a Aldeia de São Pedro, construindo uma capela que se tornou o marco da colonização dessa área. O desenvolvimento da aldeia determinou sua elevação à categoria de freguesia em 1795, recebendo a denominação de São Pedro da Aldeia. Data da mesma época a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou padroeira de Iguaba Grande.

A localidade de São Pedro manteve essa hierarquia durante um século, em razão da supremacia mantida pela cidade de Cabo Frio. A abolição dos escravos, que na maioria dos municípios fluminenses prejudicou a economia local, trouxe mudança das atividades agrícolas para a pesca. Essa rápida adaptação motivou a independência político-administrativa da antiga freguesia de São Pedro da Aldeia, tendo sido desmembrada de Cabo Frio em 1890, como município de Sapiatiba. Durante um período de meses durante o ano de 1892, o município foi reanexado a Cabo Frio e recuperou sua autonomia, por último sob o nome de São Pedro da Aldeia. A vila somente adquiriu jurisdição de cidade em 1929.

Gentílico: iguabense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Iguaba Grande, pela lei estadual nº 2161, de 08-06-1954, com Sede na localidade de Iguaba Grande, desmembrado do distrito de São Pedro da Aldeia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iguaba Grande figura no município de São Pedro da Aldeia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaba Grande, pela lei estadual nº 2407, de 07-06-1995, desmembrado de São Pedro da Aldeia. Sede no antigo distrito de Iguaba Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Iguaba Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Iguaba Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: