Início » Paraná » União da Vitória


União da Vitória - Paraná



União da Vitória faz parte do estado do Paraná. Pertence à microrregião de mesmo nome e também a Mesorregião do Sudeste Paranaense, apesar de que formalmente está localizada no extremo Sul do estado. Fica 243 km a oeste da capital do estado e a 1.472km da capital do país. De acordo com o último censo realizado em 2010, a cidade possui cerca de 52.735 habitantes.

A cidade faz divisa com a cidade de Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea, e também pelo Rio Iguaçu, que corta o município. Essa divisão entre as duas cidades, forma um único núcleo urbano de aproximadamente 86 mil habitantes, sendo conhecido como as "Gêmeas do Iguaçu".

A região do Vale do Iguaçu, onde hoje está o município, foi inicialmente habitada por povos indígenas dos povos botocudos e caingangues. Por volta de 1726 ocorreram as primeiras expedições nesta região, e com a descoberta e ocupação dos Campos de Palmas, onde haviam cabeças de gado. Para levar o gado de Palmas até a cidade de Palmeira, era necessário encurtar este caminho para levar as cabeças para serem comercializadas em forma de carne.

História da cidade de União da Vitória Paraná - PR

A 17 de novembro de 1769, por ordem do Governador-Geral da Capitania de São Paulo, o Capitão Antonio da Silveira Peixoto com o objetivo de explorar as regiões do sul e oeste da então 5ª Comarca de São Paulo, atingiu a localidade onde hoje se acha a Cidade de União da Vitória, e aí fundou o Entreposto de Nossa Senhora da Vitória.

Em 1772, foi enviado pelo Governo de São Paulo o Sargento-mor Francisco José Monteiro, que veio assumir o comando e chefia do referido Entreposto.

Em 1863 o Povoado já merecia alguma consideração, contando 18 famílias que se dedicavam ao trabalho e cultivo das terras.

Em 1880 chega a Porto União da Vitória o verdadeiro civilizador da região, com o intuito de fundar uma Cidade no lugar onde se encontravam esses moradores. O Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, era natural de Palmas, e, ao se transportar para a localidade, trouxe consigo muitos agregados.

Tendo adquirido vasta gleba de terras o Coronel Amazonas Marcondes começou a cultivá-las contando com grande número de pessoas, para isso contratadas.

A primeira grande leva de colonos alemães procedentes do Vale do Itajaí, em Santa Catarina e de Rio Negro, no Paraná, chegaram no Porto União da Vitória, dedicando-se à agricultura e a outras atividades correlatas.

Em 1880, União da Vitória foi elevada a Freguesia e, em 1890, a Município.

No ano de 1905, os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande atingiram Porto União da Vitória, sendo inaugurada a primeira Estação Ferroviária. Recebeu os foros de Cidade em 1908.

Devido ao Tratado de Limites celebrado entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, a cidade ficou dividida em duas, passando a parte que tocou ao Paraná a denominar-se União da Vitória, e a parte pertencente a Santa Catarina, Porto União.

Gentílico: união-vitoriense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de União da Vitória, por lei provincial n.º 615, de 22-04-1880, subordinado ao município de Palmas.

Elevado à categoria de vila com a denominação de União da Vitória, por decreto estadual n.º 54, de 27-03-1890, desmembrado de Palmas. Sede na povoação de União da Vitória. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-05-1890.

Elevado à condição de cidade, por lei estadual n.º 744, de 11-03-1908.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece com 4 distritos: União da Vitória, Carazinho, Concórdia e Cruz Machado.

Pelo decreto-lei estadual n.º 6667, de 31-03-1938, o distrito de Carazinho passou a denominar-se Estácios.

Pelo decreto-lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, o município de União da Vitória adquiriu o distrito de Santa Bárbara do município de Palmas. Sob o mesmo decreto o distrito de Estácios passou a denominar-se Paula Freitas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: União da Vitória, Concórdia, Cruz Machado, Paula Freitas e Santa Bárbara.

Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Santa Bárbara passou a denominar-se Bituruna e transfere o distrito de Bituruna ex-Santa Bárbara do município de União da Vitória para o de Palmas. Sob o mesmo decreto o distrito de Concórdia passou a denominar-se Pidaré.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: União da Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas e Pidaré.

Pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembra do município de União da Vitória os distritos de Cruz Machado e Pidaré. Para formar o novo município de Cruz Machado. Sob a mesma lei, é criado o distrito de Porto Vitória e anexado ao município de União da Vitória.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória.

Pela lei estadual n.º 230, de 27-12-1961, é criado o distrito de São Cristóvão e anexado ao município de União da Vitória.

Pela lei estadual n.º 4788, de 29-11-1963, desmembra do município de União da Vitória os distritos de Paula Freitas e Porto Vitória. Elevados à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: União da Vitória e São Cristóvão.

Pela lei estadual n.º 4901, de 11-08-1964, é criado o distrito de São Domingos e anexado ao município .

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: União da Vitória, São Cristóvão e São Domingos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


União da Vitória: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de União da Vitória? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: