Início » Paraná » Ubiratã


Ubiratã - Paraná



Ubiratã faz parte do estado do Paraná. Está situada na COMCAM (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e na (Microrregião de Goioerê). A população avaliada em 2010 é de 21.547 habitantes.

Ubiratã é um nome de origem tupi-guarani significando madeira dura. Antes disso denominava-se Gleba Rio Verde, a qual foi adquirida em 1954, pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP), que executou um trabalho admirável de colonização.

No dia 19 de fevereiro de 1956 foi lançada a pedra fundamental da "Vila Ubiratã". Em 20 de julho de 1960 a Vila passou a ser município. No dia 11 de agosto de 1960, Osmar João Bertoli foi nomeado o primeiro prefeito de Ubiratã, pelo Governador Moisés Lupion.

História da cidade de Ubiratã é um nome de origem tupi-guarani significando madeira dura. Antes disso denominava-se Gleba Rio Verde, a qual foi adquirida em 1954, pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná , que executou um trabalho admirável de colonização.

No dia 19 de fevereiro de 1956 foi lançada a pedra fundamental da "Vila Ubiratã". Em 20 de julho de 1960 a Vila passou a ser município. No dia 11 de agosto de 1960, Osmar João Bertoli foi nomeado o primeiro prefeito de Ubiratã, pelo Governador Moisés Lupion.

O município de Ubiratã foi criado com a Lei 4.425, de 20 de julho de 1960 e passou a categoria de comarca, sendo instalada em 15 de dezembro de 1963.

Geografia

Ubiratã está localizada na região Centro-Oeste do Paraná, com uma superfície de 655.845 km e 20.420 habitantes com uma taxa anual de -1,40% de crescimento.

Clima

O clima é subtropical, com verões quentes e chuvosos e poucas geadas no inverno.

Solo

O solo é de terra roxa e de boa fertilidade o que faz da agricultura a sua principal fonte de riqueza, produzindo em abundância: feijão, algodão, soja e milho.

Vegetação

A vegetação de Ubiratã, é recoberta pela Mata Tropical composta de variadas espécies como a peroba, o cedro, a canela e o jacarandá.

Hidrografia

Seu território é banhado por vários córregos e rios. O rio Piquiri é o principal, e com seus afluentes constituem-se em atrativos turísticos, pois neles se encontram inúmeras ilhas, e saltos, tais como: Apertado, Morumbi, Amaro etc.

Economia

Função econômica da baseada no campo, com a produção pricipal em soja e milho.

Etimologia. Ubiratã Vem do tupi ubira (ybirá)... madeira, árvore, vara, pau + tã... sólido, duro, rijo (em composição): árvore dura, o pau ferro. (OB).

Origem Histórica. Em 1956, a Sociedade Noroeste do Paraná S.A. - SINOP, iniciou loteamento de gleba de terras de sua propriedade no Vale do Rio Piquiri. Planejou-se o perímetro urbano do patrimônio, que foi denominado Ubiratã e em seguida iniciaram-se as vendas dos lotes, tanto rurais, quanto urbanos.

O fluxo migratório aumentava gradativamente, a fertilidade do solo e o clima favorável contribuíam e atraíam moradores. Assim os primeiros ranchos foram construídos, em seguida, as casas e o comércio, base de sustentação da povoação. Dentro de uma estrutura planejada e bem executada, a localidade se firmou social, cultural e economicamente.

Pela Lei Estadual n.º 3.344, de 20 de setembro de 1957, o núcleo Ubiratã foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, foi criado o município, com território desmembrado de Campo Mourão. A instalação deu-se no dia 04 de novembro de 1961 sendo empossado o primeiro prefeito municipal, sr. Alberoné Bittencourt.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: HELENA JOSé DA SILVA DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ubiratã: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ubiratã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: