Início » Paraná » Turvo


Turvo - Paraná



Turvo faz parte do estado do Paraná.

Localizado na região central do Estado do Paraná o município de Turvo possui uma das maiores reservas nativas de Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia). Criado através da Lei Estadual n°7.576 de 12 de maio de 1982, foi instalado oficialmente em 1 de fevereiro de 1983 sendo desmembrado de Guarapuava.

Possui uma área é de 902,246 km² representando 0,2867% do estado, 0,1014% da região e 0,0067% de todo o território brasileiro. Encontra-se a uma latitude 25º02′34" sul e a uma longitude 51º31′47" oeste, estando a uma altitude de 1040 m. A população avaliada em 2005 era de 14.771 habitantes.

História da cidade de Turvo

Em 1897 foi fundado o povoado de Pitanga, que em pouco tempo se consolida social e economicamente.

Nesta época, já existia tosca estrada que unia Pitanga a Guarapuava, passando por Arroio Grande, Boa Ventura e pelo território do atual Município de Turvo, que passou a receber famílias de imigrantes eslavos, alemães e italianos, principalmente aqueles que optaram por não morar nas colônias oferecidas pelo governo.

Os pioneiros construíram uma capela e entronizaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a qual todos os anos era venerada com grandes festas pelo religioso povo do lugar.

O extrativismo marcou época na economia do lugar, onde muitos se dedicavam à derrubada de madeiras de lei, que tinha comércio certo nas praças de Pitanga e Guarapuava.

A denominação do município vem do Rio Turvo, que banha a localidade.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 14 de dezembro de 1953, foi criado o Distrito Judiciário de Turvo, com território pertencente ao Município de Guarapuava.

Pela Lei Estadual nº 7.576, de 12 de maio de 1982, Turvo foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado de Guarapuava. A instalação oficial deu-se no dia 1º de fevereiro de 1983.

Fonte: http://www.prdagente.pr.gov.br

Autor do Histórico: NILZA TEREZINHA TOCZEK

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Turvo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Turvo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: