Início » Paraná » Toledo


Toledo - Paraná



Toledo faz parte do estado do Paraná. Encontra-se na região oeste, próximo a Cascavel, formando com este município um eixo de desenvolvimento ligado ao agronegócio, impulsionado pelo seu solo fértil e plano, que faz concentrar cooperativas e outras empresas do ramo, tornando-o um dos maiores produtores de grãos do estado. Sua população é de 122.502 habitantes, conforme estimativa do IBGE.

A distância rodoviária até a capital do estado é de 540 km.

Toledo está localizado numa região de colonização recente, e recebeu seus primeiros moradores em 1946, colonos oriundos da cidade gaúcha de São Marcos, na época interior de Caxias do Sul, para o então Território Federal do Iguaçu. Em 1951 o município foi emancipado de Foz do Iguaçu pela Lei nº 790, sancionada pelo governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto.

História da cidade de TOLEDO/PR

O Município de Toledo está localizado na Região do Oeste Paranaense, numa área de colonização recente. Sua efetiva ocupação, deu-se nas décadas de 1940 e 1950, tanto que, em 1960, haviam apenas cinco Municípios na Região: Foz do Iguaçu, Cascavel Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.

Um grupo de pessoas ligadas ao comércio atacadista gaúcho, resolveu adquirir a Fazenda Britânia e, para isso, constituiu a empresa Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A. - MARIPá, com o objetivo de subdividir o latifúndio em pequenas propriedades de 10 alqueires paulistas, aproximadamente 25 hectares, com uma boa infra-estrutura, tudo construído com a receita advinda da exploração de parte da madeira existente.

Os primeiros diretores da colonizadora Maripá foram: Alfredo Paschoal Ruaro, diretor-gerente; e os diretores comerciais Egon Werner Bercht, encarregado da representação política da empresa e representação comercial para venda de madeiras no exterior e Julio Gertum de Azevedo Bastian, engenheiro civil responsável pela organização das medições das subdivisões das terras. Impossibilitado de residir em Toledo, Alfredo Paschoal Ruaro, delegou a tarefa ao seu irmão Zulmiro Antônio Ruaro, que veio a Toledo comandando o primeiro caminhão com 14 trabalhadores, que chegaram às margens do Arroio Toledo.

O primeiro caminhão a chegar no Arroio Toledo, trazia como trabalhadores Juvenildo Lorandi, Antônio Scain e José Scain, Avelino Preto, ongelo Gobbi, Orlando Cambruzzi Tomé, José Drago, Marcilio e Mansueto Molon, Gregório Spacin, Atalípio Bohne, Ivo Zago, Pedro Rodolfino e no comando estava Zulmiro Antonio Ruaro.. A chegada no Arroio Toledo aconteceu na tarde do dia 27 de março de 1946, data em que se comemora a fundação da cidade que passou a ser denominada com o mesmo nome do seu arroio. Segundo Oscar Silva (TOLEDO e Sua História, 1988), em 1947 se iniciava a venda de terras da Fazenda Britânia. O trabalho do pioneiro como "personagem-síntese" já não era o bastante para as atividades da empresa Maripá, como também a venda exclusiva de madeira já não satisfazia às necessidades financeiras do empreendimento. A procura pelas terras foi de tal vulto, que em abril de 1951, todas as terras medidas e demarcadas estavam vendidas ou compromissadas.

A Maripá tinha como objetivo principal transformar o Oeste em celeiro do Paraná e, para isso, precisava, antes de tudo, de núcleos populacionais de apoio. A partir daí, houve efetivamente a colonização de Toledo, com a fundação de Vilas, como as de General Rondon, Novo Sarandi, Quatro Pontes, Dez de Maio e Nova Santa Rosa.

A então localidade de Toledo pertencia à Comarca de Foz do Iguaçu. Toledo nunca chegou a ser vila ou distrito. Passou logo a município no dia 14 de novembro de 1951, através da Lei nº 790. O anseio político, a vontade de emancipação duraram mais 13 meses. Em 14 de dezembro de 1952, Toledo era oficialmente levado à condição de município.

A Administração Municipal iniciou-se com a posse do primeiro Prefeito e Câmara dos Vereadores, no dia 14 de dezembro de 1952, data magna do Município. A população contava em 1.720 habitantes, foram 850 eleitores, tendo votado 825 eleitores que elegeram para Prefeito Municipal o médico Ernesto Dall′Oglio, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e os vereadores: pelo PR (Partido Republicano), José Ayres da Silva; pelo PL (Partido Libertador), Guerino Antonio Viccari, Rubens Stresser, Clécio Zenni, Ondy Hélio Nierderauer, Leopoldo João Schmidt, Alcebíades Formighieri, Waldi Winter e Wilibaldo Finkler. Minucioso e inteligente trabalho realizado durante um ano, pelo Governo Municipal, fez com que Toledo fosse beneficiado pela conquista da Comarca, criada pela Lei nº 1542, de 14 de dezembro de 1953 e sua instalação ocorreu no dia 9 de junho de 1954. Entre muitos fatos pitorescos ocorridos, destacamos o seguinte: seguidamente o caminhão disponível tinha de viajar para Cascavel em busca de madeiras e, às vezes, até quando chegava uma carga de arroz, farinha ou outro material de manutenção, necessário para o abastecimento da sede.

De acordo com o Censo de 1980, além dos migrantes gaúchos, catarinenses e paranaenses, que compuseram o grupo inicial, outros estados de onde vieram muitos migrantes foram: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Brasilia, Acre, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia. Em Toledo - Sede ficou uma mistura de descendentes de italianos e alemães, em outros núcleos a porcentagem de elementos de origem alemã foi bem superior.

Toledo hoje conta com 9 distritos: Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste, São Miguel, Vila Ipiranga, Vila Nova e Novo Sobradinho.

Chama-se toledense a pessoa que é natural deste município.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Toledo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Toledo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: