Tudo sobre Toledo Estado do Paraná
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Toledo
Coordenadas geográficas
O município de Toledo fica localizado na latitude -24.7246 e longitude -53.7412 e faz parte do estado do Paraná.
Tamanho do Território de Toledo
Com um total de 1196,999 km², Toledo de extensão territorial.
População de Toledo
De acordo com dados do IBGE, Toledo possui aproximadamente 138.572 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Toledo são chamados de toledano.
Administração municipal
Prefeito atual:LUIS ADALBERTO BETO LUNITTI PAGNUSSATT.
História de Toledo - Paraná
Toledo faz parte do estado do Paraná. Encontra-se na região oeste, próximo a Cascavel, formando com este município um eixo de desenvolvimento ligado ao agronegócio, impulsionado pelo seu solo fértil e plano, que faz concentrar cooperativas e outras empresas do ramo, tornando-o um dos maiores produtores de grãos do estado. Sua população é de 122.502 habitantes, conforme estimativa do IBGE.
A distância rodoviária até a capital do estado é de 540 km.
Toledo está localizado numa região de colonização recente, e recebeu seus primeiros moradores em 1946, colonos oriundos da cidade gaúcha de São Marcos, na época interior de Caxias do Sul, para o então Território Federal do Iguaçu. Em 1951 o município foi emancipado de Foz do Iguaçu pela Lei nº 790, sancionada pelo governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto.
História da cidade de TOLEDO/PR
O Município de Toledo está localizado na Região do Oeste Paranaense, numa área de colonização recente. Sua efetiva ocupação, deu-se nas décadas de 1940 e 1950, tanto que, em 1960, haviam apenas cinco Municípios na Região: Foz do Iguaçu, Cascavel Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.
Um grupo de pessoas ligadas ao comércio atacadista gaúcho, resolveu adquirir a Fazenda Britânia e, para isso, constituiu a empresa Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A. - MARIPá, com o objetivo de subdividir o latifúndio em pequenas propriedades de 10 alqueires paulistas, aproximadamente 25 hectares, com uma boa infra-estrutura, tudo construído com a receita advinda da exploração de parte da madeira existente.
Os primeiros diretores da colonizadora Maripá foram: Alfredo Paschoal Ruaro, diretor-gerente; e os diretores comerciais Egon Werner Bercht, encarregado da representação política da empresa e representação comercial para venda de madeiras no exterior e Julio Gertum de Azevedo Bastian, engenheiro civil responsável pela organização das medições das subdivisões das terras. Impossibilitado de residir em Toledo, Alfredo Paschoal Ruaro, delegou a tarefa ao seu irmão Zulmiro Antônio Ruaro, que veio a Toledo comandando o primeiro caminhão com 14 trabalhadores, que chegaram às margens do Arroio Toledo.
O primeiro caminhão a chegar no Arroio Toledo, trazia como trabalhadores Juvenildo Lorandi, Antônio Scain e José Scain, Avelino Preto, ongelo Gobbi, Orlando Cambruzzi Tomé, José Drago, Marcilio e Mansueto Molon, Gregório Spacin, Atalípio Bohne, Ivo Zago, Pedro Rodolfino e no comando estava Zulmiro Antonio Ruaro.. A chegada no Arroio Toledo aconteceu na tarde do dia 27 de março de 1946, data em que se comemora a fundação da cidade que passou a ser denominada com o mesmo nome do seu arroio. Segundo Oscar Silva (TOLEDO e Sua História, 1988), em 1947 se iniciava a venda de terras da Fazenda Britânia. O trabalho do pioneiro como "personagem-síntese" já não era o bastante para as atividades da empresa Maripá, como também a venda exclusiva de madeira já não satisfazia às necessidades financeiras do empreendimento. A procura pelas terras foi de tal vulto, que em abril de 1951, todas as terras medidas e demarcadas estavam vendidas ou compromissadas.
A Maripá tinha como objetivo principal transformar o Oeste em celeiro do Paraná e, para isso, precisava, antes de tudo, de núcleos populacionais de apoio. A partir daí, houve efetivamente a colonização de Toledo, com a fundação de Vilas, como as de General Rondon, Novo Sarandi, Quatro Pontes, Dez de Maio e Nova Santa Rosa.
A então localidade de Toledo pertencia à Comarca de Foz do Iguaçu. Toledo nunca chegou a ser vila ou distrito. Passou logo a município no dia 14 de novembro de 1951, através da Lei nº 790. O anseio político, a vontade de emancipação duraram mais 13 meses. Em 14 de dezembro de 1952, Toledo era oficialmente levado à condição de município.
A Administração Municipal iniciou-se com a posse do primeiro Prefeito e Câmara dos Vereadores, no dia 14 de dezembro de 1952, data magna do Município. A população contava em 1.720 habitantes, foram 850 eleitores, tendo votado 825 eleitores que elegeram para Prefeito Municipal o médico Ernesto Dall′Oglio, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e os vereadores: pelo PR (Partido Republicano), José Ayres da Silva; pelo PL (Partido Libertador), Guerino Antonio Viccari, Rubens Stresser, Clécio Zenni, Ondy Hélio Nierderauer, Leopoldo João Schmidt, Alcebíades Formighieri, Waldi Winter e Wilibaldo Finkler. Minucioso e inteligente trabalho realizado durante um ano, pelo Governo Municipal, fez com que Toledo fosse beneficiado pela conquista da Comarca, criada pela Lei nº 1542, de 14 de dezembro de 1953 e sua instalação ocorreu no dia 9 de junho de 1954. Entre muitos fatos pitorescos ocorridos, destacamos o seguinte: seguidamente o caminhão disponível tinha de viajar para Cascavel em busca de madeiras e, às vezes, até quando chegava uma carga de arroz, farinha ou outro material de manutenção, necessário para o abastecimento da sede.
De acordo com o Censo de 1980, além dos migrantes gaúchos, catarinenses e paranaenses, que compuseram o grupo inicial, outros estados de onde vieram muitos migrantes foram: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Brasilia, Acre, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia. Em Toledo - Sede ficou uma mistura de descendentes de italianos e alemães, em outros núcleos a porcentagem de elementos de origem alemã foi bem superior.
Toledo hoje conta com 9 distritos: Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste, São Miguel, Vila Ipiranga, Vila Nova e Novo Sobradinho.
Chama-se toledense a pessoa que é natural deste município.
Fonte: IBGE
DDD de Toledo, Paraná
45
Como fazer uma ligação para Toledo:
0 + Operadora + 45 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 45 + telefone
- Vivo: 015 + 45 + telefone
- Aerotech: 017 + 45 + telefone
- Claro: 021 + 45 + telefone
- GVT: 025 + 45 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 45 + telefone
- TIM: 041 + 45 + telefone
- Sercontel: 043 + 45 + telefone
CEP de Toledo
Prefeitura Municipal de ToledoEndereço: Rua Raimundo Leonardi, 1586, Centro, Toledo - PR, CEP: 85900110
Telefone / Fax:(45) 3055-8800 (45) 3055-8984
Prefeito: LUIS ADALBERTO BETO LUNITTI PAGNUSSATT
Hospitais em Toledo - PR
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde toledano.
Cartórios na cidade de Toledo
Acesse a lista de Cartórios em Toledo. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Toledo Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Toledo - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.
Hotéis e Pousadas em Toledo
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Toledo. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Toledo
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Toledo.
Toledo fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Toledo - PR em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:5)
Bíblia Online