Início » Paraná » Tamboara


Tamboara - Paraná



Tamboara é uma cidade localizado na região noroeste do estado do Paraná, ao norte do Rio Ivaí. Sua população, de acordo com o censo de 2010, é de 4.664 habitantes.

A fundação e colonização desse município foi executada pela Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão. O nome Tamboara, originário do tupi, é em homenagem ao grande chefe indígena e líder de sua nação, o Cacique Tamboara. Através da Lei Estadual nº 253, em 26 de novembro de 1954 o município se desmembrou de Paranavaí, tornando-se autônomo. A instalação oficial se deu em 26 de novembro de 1955, tendo como primeiro prefeito Duílio Trevisani Beltrão, um dos fundadores.

Na época em que o café estava em alta, o município atingiu seu maior contingente populacional chegando a aproximadamente 12.000 habitantes. Vieram para cá agricultores de diversas regiões, principalmente paulistas, mineiros e baianos a procura de trabalho nas lavouras. Hoje, com o café desvalorizado, a população se resume a pouco menos de 5.000 habitantes e apresenta um baixo crescimento anual. Sua densidade demográfica é de 24,12 hab./km² conforme os dados do IBGE de 2010.

História da cidade de Tamboara Paraná - PR

Em abril de 1947, Duílio Trevisan Beltrão, procurador da Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão Ltda, proprietária de extensa área de terras localizadas no então Distrito de Paranavaí, no Município de Mandaguari, resolveu colonizá-la com a venda de lotes, dando início à formação de um Povoado a que se deu, desde os seus primórdios, a denominação de Tamboara.

Em julho de 1947, foi construída no Povoado, a primeira casa de madeira, a fim de serem instalados os escritórios daquela empresa imobiliária. Os seus primeiros habitantes foram, Ivo Pinherim, Marcionílio Ribeiro e Yasco Marimoto.

Face à fertilidade da terra, foi grande a afluência de colonos paulistas, mineiros, baianos e catarinenses que, chegando à Povoação, dedicaram-se às lavouras, sobretudo à do café.

O Distrito de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, foi elevado a Município autônomo, desmembrado do de Mandaguari, e, dessa data em diante, as terras situadas dentro de sua jurisdição passaram a ter grande procura, inclusive, atraindo maior número ainda de colonos e agricultores, ao território de Tamboara.

Em 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Tamboara, como parte integrante do Município de Paranavaí, e, em 1954, passou a Município autônomo, desmembrado do de Paranavaí.

Tamboara, de origem Tupi, era a designação através da qual se conhecia o cacique de uma tribo indígena que habitava a região, originando-se daí, a denominação do Município.

Gentílico: tamboarense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tamboara, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Paranavaí. Sede na localidade de Tamboara atual distrito. Constituído de 2 distritos: Tamboara e São Carlos do Ivaí, desmembrado do município de Paranavaí. Instalado em 15-11-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Tamboara e São Carlos do Ivaí.

Pela lei estadual n.º 2565, de 24-01-1956, desmembra do município de Tamboara o distrito de São Carlos do Ivaí. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tamboara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tamboara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: