Início » Paraná » Sertaneja


Sertaneja - Paraná



Sertaneja faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 6.425 habitantes.

Sertaneja foi fundada pela Lei nº 2/1947, de 10 de outubro de 1947, que dispôs sobre a divisão territorial do Estado do Paraná para o qüinqüênio de 1947-1951 e que dividiu o município de Cornélio Procópio, criando 3 novos Distritos: Sertaneja, Leópolis e Congonhas. A Lei nº 790/1951, de 14 de novembro de 1951, que dispôs sobre a divisão territorial do Estado do Paraná para o qüinqüênio de 1952-1956, elevou o distrito de Sertaneja a município e seu território foi desmembrado do município de Cornélio Procópio. O município de Sertaneja conta atualmente com um Distrito (Distrito de Paranagi) e algumas comunidades rurais. A sua economia é baseada na agricultura, principalmente no cultivo de Soja, Trigo e Milho. Há áreas destinadas à pecuária, porém em menor extensão. O comércio é de pequena monta, focado principalmente no ramo supermercadista e em atividades ligadas à agropecuária. Há 5 indústrias, todas ligadas ao recebimento de cereais "in natura" (Bunge Alimentos, Agrobal Comércio de Sementes, Agroserto Comércio de Sementes, Louis Dreifus Comodities - Filial Sertaneja, Cooperativa COROL - Unidade Sertaneja e Seara Indústria de Alimentos). Não há rede de esgoto na cidade. Há água tratada para a cidade e o Distrito de Paranagi. Há disponibilidade de energia elétrica e telefonia fixa para todo o município, inclusive área rural. A internet é acessada via Conexão Dial Up (discada) em todo o município, sendo que na cede do município há a opção de acesso via ADSL ou Via Rádio. Há duas escolas de Ensino Pré-Escolar e Infantil, ambas municipais, sendo uma na cidade e outra no Distrito de Paranagi. Há quatro escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1ª a 4ª séries), sendo três na cidade e uma no Distrito de Paranagi, sendo todas municipais. Há duas escolas de Ensino Fundamental - naos Finais (5ª a 8ª séries), sendo uma na cidade e outra no Distrito de Paranagi, sendo ambas estaduais. Há um único colégio de Ensino Médio, localizado na sede do município, sendo administrado pelo Governo do Estado do Paraná, e ofertando o Ensino Médio comum e o curso de Formação Docente (antigo Magistério).

O solo é de formação de solo argiloso com floramento de litossolos, latossolo roxo (terra vermelha) próprio para agricultura. A topografia do município está assim distribuída: 30% plana, 60% ondulada e 10% acidental.

História da cidade de Sertaneja PR

Pelo crescimento rápido na região, pois a atividade cafeeira estava em alta sendo que a produção era extraordinária naquele momento. O que contribuiu muito para o crescimento da população naquele patrimônio.

O nome da cidade vem do termo Sertaneja que é de origem geográfica, referente a localização do núcleo de povoamento inicial, distante das cidades e desprovido de meios de comunicação.

Gentílico: Sertanejantes ou Sertanejenses

Formação Administrativa

Através da Lei Estadual n° 790, de 14/11/1951, foi elevado à categoria de município emancipado, com o território desmembrado do município de Cornélio Procópio. A instalação oficial ocorreu no dia 14/12/1952, ocasião em que tomou posse o prefeito municipal sr. Luiz Valério.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: BELMIRO BACHETT

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sertaneja: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sertaneja? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: