Início » Paraná » Saudade do Iguaçu


Saudade do Iguaçu - Paraná



Saudade do Iguaçu faz parte do estado do Paraná.

A colonização do que hoje se constitui no município de Saudade do Iguaçu, iniciou-se em 1958, com a instalação da Braviaco S/A – Companhia Brasileira de Viação e Comercio. Nesta época iniciou-se o trabalho de desbravamento da região, que teve na figura de Élio Bocalon um de seus colaboradores.

Em 1959, o Sr. Horácio Tavares preparou terreno e plantou roça, a partir daí começaram a chegar outras famílias: Luiz Severo Stevins, Antonio Giacomelli, Batista Predebon, João Bazelo, Antonio Barbiero e Ângelo Cenci. Em pouco tempo também estabeleceram-se as famílias Schardozin, Barbieri e Helio Bocalon.

História da cidade de Saudade do Iguaçu

A ocupação da localidade de Saudade do Iguaçu iniciou em 1954, quando a Companhia Brasileira de Viação e Comércio-BRAVIACO S.A., abriu uma picada até chegar a um pequeno planalto. No ano seguinte, um pioneiro formou uma roça e a partir daí começaram a chegar os primeiros moradores. Estes colonos, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deram início ao plantio de feijão e milho e à criação de suínos para consumo próprio. Em Saudade do Iguaçu, encontra-se a usina hidrelétrica de Salto Santiago. Criado através da Lei Estadual nº 9914, de 14 de março de 1992, foi desmembrado de Chopinzinho. O rio Iguaçu é um afluente do rio Paraná e é o maior rio do estado do Paraná, Brasil, formado pelo encontro dos rio Iraí e rio Atuba na parte leste do município paranaense de Curitiba junto a divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.

O curso do rio segue o sentido geral leste/oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu baixo curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina (província de Misiones).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Saudade, pela lei estadual nº 8, de 08-06-1973, subordinado ao município de Chopinzinho.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Saudade, figura no município de Chopinzinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991

Elevado à categoria de município com a denominação de Saudade do Iguaçu, pela lei estadual nº 9914, de 19-03-1992, desmembrado de Chopinzinho. Sede no distrito de Saudade do Iguaçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Saudade do Iguaçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Saudade do Iguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: