Início » Paraná » Sarandi


Sarandi - Paraná



Sarandi faz parte do estado do Paraná, localizado na Mesorregião Norte Central Paranaense. A população de acordo com o Censo 2010 é de 82.842 habitantes.

Sarandi foi traçada nos mapas da companhia melhoramentos em 1947, ano da fundação de Maringá. Era o início da venda de lotes urbanos na região, que viria a constituir a localidade, a qual serviria de “centro de abastecimento” da Ferrovia Rede Viação Paraná/Santa Catarina.

Entretanto, documentos e depoimentos relacionados à posse de terras evidenciam a presença de famílias na área rural desde a década de 1930, vindo a aumentar consideravelmente na década seguinte.

História da cidade de Sarandi

Sarandi é uma das várias cidades fundadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A fundação ocorreu no dia 10 de maio de 1947, com a venda de lotes da área urbana. Antes, porém, já se encontravam na área rural diversos moradores que desbravaram a terra, formando as primeiras lavouras de café.

A boa qualidade da terra atraía cada dia mais e mais famílias. Os primeiros moradores que se estabeleceram com suas famílias em Sarandi foram: Shigueaki Hayashi, Jiró Watanabe, Mario Morige Watanabe, Irineu Gonçalves Aguiar, Antonio Ferreira, Antonio Volpato, Claudemiro Lanaro e Masami Koga, que muito contribuíram para o progresso e desenvolvimento da localidade.

Através da Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro 1951, Sarandi tornou-se Distrito Administrativo de Marialva

Em 1966, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Sarandi, através da Lei Estadual n° 5311/66.

A expansão urbana tornou-se acentuada a partir de 1974, quando a construtora Vicky Ltda iniciou a venda de lotes urbanos. O sucesso dessas vendas viabilizou a abertura de novos loteamentos e consequentemente o desenvolvimento em todos os setores.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro 1951, Sarandi tornou-se Distrito Administrativo de Marialva

Em 1966, pela Lei Estadual n° 5311/66 foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Sarandi,

Em data de 14 de outubro de 1981, pela Lei n° 7502, Sarandi foi elevado à categoria de município. A instalação do Município ocorreu em 1 de fevereiro de 1983.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sarandi (PR)

Autor do Histórico: LAéRCIO ARALI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sarandi: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sarandi? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: