Início » Paraná » São Pedro do Ivaí


São Pedro do Ivaí - Paraná



São Pedro do Ivaí faz parte do estado do Paraná.

Fundado em 1954 é uma cidade com a população total de 11.360 habitantes, cidade tipicamente agraria voltada para o plantio da soja, milho, sorgo entre outros grãos há também criação de gado de corte e leite, há industrias grandes na cidade e um bom comércio local.

Nesta cidade estão instaladas grandes industrias, a Alltech do Brasil: uma multinacional (Grande produtora mundial de levedo seco),a Matriz do Grupo Renuka Vale do Ivaí S/A: usina produtora de alcool e açúcar VHP (grande responsável pelos empregos) e a Biovale - Comércio de Leveduras Ltda: integração entre a Vale do Ivaí e a Altech, que produz levedo seco e preparo que creme de levedura, e o Polo de Biotecnologia: responsável pela fermentação de creme de levedura.

História da cidade de São Pedro do Ivaí Paraná - PR

Diretores da firma A Junqueira & Cia., foram os primeiros a estabelecerem-se no local onde mais tarde surgiria a cidade de São Pedro do Ivaí.

Proprietária de uma gleba com cerca de três mil alqueires de terras situadas no município de Apucarana, aquela firma industrial, desejando explorar a extração e beneficiamento de madeiras ali existentes resolveu instalar uma serraria às margens do rio Ivaí. Logo que esta entrou em funcionamento, seus diretores, decidiram, em 1950, iniciar a formação de um Patrimônio, para o povoamento de parte da gleba de sua propriedade, o qual recebeu a denominação de Patrimônio do Ivaí. Iniciou-se então o deslocamento de colonos e posseiros para a localidade.

Com a criação do município de Jandaia do Sul, em 1951, por desmembramento do de Apucarana, o Patrimônio de Ivaí, passou a pertencer ao seu território.

Em 1953, o Patrimônio, foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, com a denominação de Cidade do Ivaí, pertencendo ao município de Jandaia do Sul, e, em 1954, foi elevado à categoria de Município e com a denominação de São Pedro do Ivaí.

O topônimo representa uma homenagem a São Pedro, padroeiro do município, acrescido de Ivaí, face ao rio do mesmo nome que banha a região.

Gentílico: ivaiense ou são-pedrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ivaí, pela lei n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Jandaia do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro do Ivaí, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Jandaia do Sul. Sede na localidade de Ivaí atual São Pedro do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-10-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 7035, de 22-09-1978, é criado o distrito de Mariza e anexado ao município de São Pedro do Ivaí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: São Pedro do Ivaí e Mariza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Pedro do Ivaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Pedro do Ivaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: