Início » Paraná » Santa Terezinha de Itaipu


Santa Terezinha de Itaipu - Paraná



Santa Terezinha de Itaipu é um município do estado do Paraná, no Brasil. É um dos 15 municípios paranaenses que recebem Rotalties da Itaipu Binacional.

Até o dia 2 de maio de 1982 Santa Teresinha de Itaipu, que era chamada de Vila Criciúma, pertencia a Foz do Iguaçu. No dia 3 de maio de 1982 tornou-se independente.

O nome é em homenagem à santa padroeira da cidade, Santa Teresinha. "Itaipu" é uma palavra de origem tupi-guarani, significando "barulho do rio da pedra", através da junção de itá (pedra), ′y (água, rio), e pu (barulho).

História da cidade de Em 1950 a Colonizadora Criciúma Ltda, proprietária de extensa área de terras na imediações de Foz do Iguaçu, e que tinha como objetivo colonizar a gleba. Os primeiros moradores vieram da região de Criciúma, que por muitos anos se denominou esse nome. Em 29 de novembro de 1959 ao ser criado o Distrito Administrativo da localidade, a denominação já era Santa Terezinha. Em 1966 foi criado o Distrito Judiciário. Pela Lei Estadual n° 7572, de 03 de maio de 1982, foi criado o município com território desmembrado de Foz do Iguaçu, instalado em 01 de fevereiro de 1983 e com denominação alterada para Santa Terezinha do Itaipu.

DISTRITOS: Sede; Alvorada do Iguaçu.

Fonte: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Autor do Histórico: JOSé CARLOS KOECHE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Terezinha de Itaipu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Terezinha de Itaipu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: