Início » Paraná » Santa Mariana


Santa Mariana - Paraná



Santa Mariana é uma cidade do norte pioneiro paranaense. Encontra-se na BR 369 entre as cidades de Cornélio Procópio e Bandeirantes. Fica a cerca de 468km da capital, Curitiba.Sua população estimada em 2004 era de 12.833 habitantes.

Entre outros, consta como pioneiros: José Cândido Teixeira, Manoel da Silva Machado, José Xavier Co-trim, Manoel Fernandes, Abílio Aude, Mohanna Yunes e Alberto Massan.

O mapa abaixo mostra a disposição geográfica do município de Santa Mariana em relação aos municípios vizinhos. O mapa é um extrato do mapa rodoviário do Estado do Paraná. Clique aqui para obter mapa completo do estado do Paraná.

História da cidade de Santa Mariana Paraná - PR

Formou-se em 1934 um pequeno povoado em terras pertencentes a Francisco Junqueira, o qual se foi aos poucos desenvolvendo, com a afluência constante de forasteiros de diversas procedências, animados pela fertilidade da gleba. Assim, já em 1938, precisamente a 20 de outubro, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Santa Mariana, com território desmembrado do Distrito de Bandeirantes.

Em virtude da própria expansão econômica da comuna, com o desenvolvimento sobretudo da cultura do café, em pouco tempo Santa Mariana apresentou condições para emancipar-se política e administrativamente, tanto que o Distrito foi elevado à categoria de Município em 1947.

Segundo antigos moradores, a denominação de Santa Mariana constitui uma homenagem da localidade à Srª. Mariana Junqueira, esposa de Francisco Junqueira, primeiro proprietário das terras onde hoje se localiza o Município.

Gentílico: santa-marianense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Mariana, pela lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, subordinado ao município de Bandeirantes.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Bandeirantes.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Mariana, pela lei estadual n.º 2, de 02-10-1947, desmembrado de Bandeirantes. Sede no antigo distrito de Santa Mariana. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-11-1947.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal n.º 241, de 29-12-1955, é criado o distrito de Panema e Quinzópolis, ex-povoado e anexados ao município de Santa Mariana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Santa Mariana, Panema e Quinzópolis.

Os distritos de Panema e Quinzópolis deixaram de figurar na divisão de 31-XII1963, em virtude de serem judiciário.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Mariana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Mariana? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. RUBENS VIEIRA BARBOSA's avatarRUBENS VIEIRA BARBOSA

    Cidade muito simpática e hospitaleira.

    #1 – 03/03/2017 - 16:47

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: