Ribeirão do Pinhal - Paraná
Ribeirão do Pinhal faz parte do estado do Paraná. Localizado na Mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense e na Microrregião de Cornélio Procópio.
Em 1923, José Domingues Faustino saiu das margens do Rio das Cinzas, acompanhado da família e dos companheiros do empreendimento Emílio Proença, Francisco, Joaquim e Vergílio, chefiando uma caravana. Os viajantes acamparam nas proximidades da Fazenda Santa Rita, região primitivamente habitada por índios coroados.
À medida que os gentios iam-se afastando, a família de José Domingues aproximava-se daquelas terras, na época denominado Espírito Santo do Pinhal. Posteriormente, chegaram Manoel Bonifácio, seu irmão Bernardino Bonifácio, Armando Silva, Joaquim Marcolino e Júlio Menino.
História da cidade de Em 28 de abril de 1923, José Domigues Faustino, chefiando uma caravana, partiu das margens do Rio Cinzas, levando sua família composta por 8 filhos e esposa, e mais os companheiros Emílio Proença, Francisco, Joaquim e Virgílio. De picada em picada, no dia 03 de maio do mesmo ano, acamparam na Fazenda Santa Rita, onde por diversas vezes foram moletados pelos índios coroados, que assaltavam e roubavam as roças e mantimentos. A medida que os gentios iam-se afastando, a família de José Domingues aproximava-se do local onde nasceria Ribeirão do Pinhal. Em 26 de junho do memo ano, a familia Faustino e companheiros chegaram ao local onde hoje é Ribeirão do Pinhal, que recebeu o nome inicialmente de Espírito Santo do Pinhal em homenagem a data natalícia de José Domingues Faustino comemorado dia 29 de junho dia consagrado ao Espírito Santo .
Posteriormente, chegaram Manoel Bonifácio e seu irmão Ber-
nardino em junho de 1924.
O povoado foi se desenvolvendo e, em 20/10/1938, pelo Decreto-Lei nº7573, do interventor Manoel Ribas, cria o Distrito de Pinhal, desmembrado do Distrito de Jundiaí, no município de Santo Antônio da Platina. O Decreto-Lei nº199, de 30/12/43, muda a denominação do distrito de Pinhal para Laranjinha.
Pela Lei estadual nº2, de 10/10/1947, foi criado o novo município já com a denominação de Ribeirão do Pinhal.
GENTíLICO: pinhalenses
DISTRITOS: Ribeirão do Pinhal e Triolândia. O Distrito da Triolância foi criado pela Lei Municipal nº7959, de 21 de novembro de 1984.
TOPõNIMOS: Pinhal, Laranjinha e Ribeirão do Pinhal.
Fonte: IBGE
Autor do Histórico: EDSON DOS SANTOS FERREIRA
Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.
Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.
SOU BISNETA DE JOSE DOMINGUES FAUSTINO, MEU PAI ERA JOSE DOMINGUES FAUSTINO FILHO 11 FILHOS MEU PAI ERA O CAÇULA, MEU BISAVÓ FOI QUEM FUNDOU RIBEIRÃO DO PINHAL E GOSTARIA MUITO DE SABRE MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADA.
#1 – 25/12/2016 - 22:49