Início » Paraná » Renascença


Renascença - Paraná



Instalado em 29 de novembro de 1961 (51anos)

Renascença faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 26º09′29" sul e a uma longitude 52º58′08" oeste, estando a uma altitude de 700 metros. A população avaliada em 2010 era de 7.000 habitantes. Possui uma área de 500.00 km².

Renascença se originou da união de dois distritos: o Distrito de Vargem Bonita pertencente a Pato Branco e o Distrito de Renascença pertencente a Clevelândia.Como toda a região sudoeste, foi ocupada principalmente por emigrantes do sul do país, motivados pela abundância de terra e pela facilidade de aquisição.Essa imigração ocorreu em meados da década de 30.

História da cidade de O Município de Renascença teve sua origem com a fusão de dois Distritos ambos criados pela Lei n ª 790 de 14 de Novembro de 1951: Distrito de Vargem Bonita que na época pertencia ao Município de Pato Branco que cujo prefeito era o Sr. Dr. Ari Valdir Fraeff e do distrito de Renascença que pertencia ao Município de Clevelândia o qual estava sendo administrado pelo prefeito Sr. Dr. Sinval Martins de Araujo.

Ambos os Distritos que estavam subordinados a Municípios diferentes achavam-se sub-divididos na época apenas por uma estrada, a estrada que ligava as cidades de Pato Branco a Francisco Beltrão e que entrecortavam ambas as sedes urbanas, vindo posteriormente denominar-se de Avenida Clevelândia e hoje Avenida Castelo Branco.

Os primeiros moradores do atual município de Renascença foram caboclos paranaenses, que acabaram vendendo suas antigas posses de terras a colonos gaúchos e catarinenses. Estas familias de sulistas migraram em massa para esta região, a partir da década de 30.

Como já foi explicado, da fusão de ambos os distritos é que resultou a criação de um novo Município, de cujo nome após consulta aos munícipes passou a denominar-se de Renascença, que origina-se do francês Renaissance.

Foi criado pela Lei n ª 4.245 em 25 de julho de 1960 de cujo Governador do Estado do Paraná na época era o Sr. Moisés Lupion.

Fonte: Prefeitura Municipal de Renascença.

Autor do Histórico: PAULO ROBERTO DE FREITAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Renascença: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Renascença? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: